A coordenadora do Procon em Sumé, Jordana Bezerra, em conversa com a reportagem do Cariri Em Ação, tirou algumas dúvidas sobre os riscos, que o contribuinte pode ter ao realizar um empréstimo consignado e os cuidados necessários na hora de contratar o serviço.
De acordo com a coordenadora, o contratante deve sempre procurar fazer empréstimos consignados em apenas bancos e instituições financeiras.
“É sempre importante que o contratante, deve fazer esse tipo de empréstimo em bancos e instituições financeiras, fazer pesquisa e simulação em mais de um banco, e sempre desconfiar de empréstimos, que sejam oferecidos. Sabemos que muitos bancos, ficam ligando, oferecendo empréstimos aos seus clientes, e o Procon de Sumé, orienta que caso você não esteja precisando do empréstimo, não aceite,” orientou Jordana.
Ela ainda orientou, que o contratante não deve assinar nenhum documento sem antes ler, e saber quando começa e termina o empréstimo, além de verificar o valor da parcela. Jordana, ainda alertou para uma prática dos golpistas, que seria cobrar alguma valor para poder liberar o empréstimo.
“Jamais o contratante deve pagar alguma quantia, para poder receber o empréstimo. Muitas pessoas caem no golpe do empréstimo, onde o golpista pede para que o consumidor pague algum valor para poder liberar o empréstimo, isso é golpe,” alertou.
A coordenadora do Procon de Sumé, ainda alertou sobre outra prática dos bancos, que seria efetuar depósitos nas contas dos aposentados e pensionistas, sem os consumidores terem solicitado.
“Outra prática corriqueira dos bancos, é a efetuação de depósitos nas contas dos aposentados e pensionistas, sem o consumidor ter solicitado, e depois cobram as parcelas. Orientamos que, caso você receba um valor em sua conta, procure o Procon, o mais rápido possível para que nós possamos cancelar esse empréstimo. Lembramos ainda, que não deve ser sacado esse valor, pois o consumidor terá que devolve-lo ao banco, para que possa ser cancelado o empréstimo, que você não contratou,” finalizou.
Qualquer dúvida, o consumidor poderá consultar o Procon, que fica localizado na Casa da Cidadania, no Shopping Sumé.
CARIRI EM AÇÃO