A paraibana Gessica Kayane, conhecida como Gkay, está entre as 30 pessoas mais ricas da internet no Brasil, de acordo com ranking divulgado nesta terça-feira (5).
A digital influencer cobra cerca de R$ 40 mil pela publicação de um story no Instagram. Campanhas podem chegar a mais de R$ 1 milhão.
O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Existem mais smartphones do que pessoas e o acesso às redes sociais chegou a todas as classes sociais. Nos últimos anos, diversos segmentos explodiram dentro da rede e criaram celebridades brasileiras de uma maneira que antes só era possível com a televisão e talvez com o esporte.
Mas desde a ascensão da internet para cá, verdadeiros impérios foram criados a partir da ideia de pessoas que decidiram usar sua própria criatividade, na maioria das vezes jovens com pouquíssimos recursos que decidiram apostar na criação de conteúdo e cresceram dentro de plataformas como Instagram, Youtube e TikTok.
Cada rede social bombada tem sua elite de criadores e que geralmente faturam dezenas de milhares de reais e até dólares com a criação de conteúdos que muitas vezes não custam nada. O que se espera desses influenciadores são eles mesmo com suas opiniões, aprendizados, conhecimentos e diversos outros tipos de conteúdo de acordo com cada segmento.
Os segmentos são os mais variados. Existem as chamadas ‘’Blogueiras’’, como são definidas as influenciadoras de moda e beleza e que hoje além de fazerem campanhas para todo tipo de marca, lucram milhões lançando suas próprias linhas de roupas, maquiagem, produtos para cabelo e até vitaminas. Os Influenciadores ‘’Fitness’’ também são outro segmento forte, geralmente conseguem contratos com as maiores marcas de roupa esportiva, tênis, acessórios, suplementos, aplicativos e etc.
Para quem procura uma nova profissão ou até mesmo novas perspectivas financeiras, a internet também virou o lugar certo. Os influenciadores de finanças estão crescendo e levando milhares de pessoas junto. Existe uma elite de influenciadores de finanças formada por profissionais de diversos setores que criam conteúdos educacionais de qualidade, eles têm gerado um grande impacto no país e permitido que muitas pessoas se interessem pelo mercado financeiro. Reflexo disso são os dados da B3, Bolsa de Valores de SP, que aponta que o Brasil bateu o recorde de 5 milhões de investidores ativos em Janeiro deste ano.
Seja vendendo cosméticos, roupas, perfumes ou cursos, os influenciadores têm faturado cada vez mais e criaram verdadeiros impérios, além de marcas valiosíssimas e público fiel.
Uma pesquisa com dados coletados a partir de rankings de vendas, notícias de portais renomados, dados fornecidos por empresas e estimativas a partir dos números de visualizações no Youtube, campanhas em redes sociais e dados de plataformas de vendas de curso mostra a lista dos 30 influenciadores mais ricos do Brasil.
Personalidades como Anitta, Neymar e pessoas que ficaram famosas em reality-shows, música ou outro segmento, embora sejam extremamente relevantes dentro da internet, não foram considerados para nossa lista. A lista é exclusivamente de influenciadores, que iniciaram suas carreiras com criação de conteúdo e a partir daí construíram seus próprios impérios — confira.
ClickPB