Projeto de alunos da UFCG que monitora para-raios ganha prêmio internacional

Estudantes de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganharam um prêmio internacional do setor elétrico. Eles desenvolveram uma pesquisa de um sistema que mede a energia que escapa de um para-raios à base de óxido de zinco (ZnO). Com esse sistema é possível salvar vidas de engenheiros e técnicos e economizar dezenas de milhões de reais em equipamentos, segundo a UFCG.

O sistema desenvolvido monitora remotamente a corrente que passa por para-raios e mede a corrente de fuga, parcela de energia que escapa do para-raios como em um fio desencapado.

Os estudantes da graduação Suelson Lopes de Carvalho Batista e Vandilson Rodrigo do Nascimento Barbosa e o mestrando Lenilson Andrade Barbosa receberam o prêmio de melhor trabalho em equipamentos de alta tensão do Conselho Internacional das Grandes Pesquisas Elétricas (CIGRÉ, na sigla em francês).

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2014 sob orientação do professor George Lira da UFCG. Eles participaram do 17º Encontro Regional Iberoamericano do CIGRÉ, na Cidade do Leste, Paraguai.

Segundo o professor, o prêmio foi importante pois além de consolidar o nome dos pesquisadores, “projeta o nome da instituição junto ao setor produtivo e dos seus programas institucionais e motiva alunos, inclusive do início do curso, a desenvolverem pesquisas nos laboratórios e realizarem seus trabalhos com esmero”.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1/Foto: Reprodução  

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.