ANTT suspende 95 linhas da Itapemirim na Paraíba e em outros estados por falta de “frota compatível” para viagens

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu, nesta quarta-feira (20), 95 linhas de ônibus da empresa Itapemirim na Paraíba e noutros estados por falta de “frota compatível” para o transporte de passageiros pelo país. Na Paraíba, são 17 linhas de embarque e de desembarque afetadas, conforme apurou o ClickPB.

“Em virtude de dificuldades operacionais do transporte rodoviário de passageiros da empresa #Itapemirim, a ANTT decidiu pela suspensão de todas as linhas em operação. A medida permanece até que seja cadastrada frota compatível com as linhas a serem reativadas”, informou a ANTT, em nota nas redes sociais.

Ainda segundo a ANTT, a Itapemirim “poderá realizar viagens já vendidas por até 30 dias, contados a partir de hoje (20/4).”

A Agência Nacional de Transportes Terrestres destaca que “essa medida visa assegurar a segurança dos usuários e manter a adequada prestação de serviço de passageiros. A Itapemirim deverá observar os direitos dos passageiros, inclusive com o reembolso de passagens, quando solicitado, ou então remanejamento para outras empresas.”

Foram afetadas, na Paraíba, as seguintes linhas e destinos:

– partida da Paraíba

  • uma linha de João Pessoa para o Rio de Janeiro
  • uma linha de Areia, no Brejo da Paraíba, para Recife
  • duas linhas de Patos, no Sertão paraibano, para o Rio de Janeiro
  • duas linhas de Guarabira, no Brejo paraibano, para o Rio de Janeiro
  • duas linhas de Guarabira para São Paulo, via João Pessoa
  • duas linhas de Campina Grande para São Paulo
  • duas linhas de Campina Grande para o Rio de Janeiro

– chegada à Paraíba

  • uma linha de São Paulo para João Pessoa
  • duas linhas do Rio de Janeiro para Alagoa Grande, no Agreste da Paraíba
  • duas linhas de São Paulo para Campina Grande

Confira a lista completa das linhas da Itapemirim suspensas

Itapemirim

A Itapemirim que opera com viagens de ônibus na Paraíba e em outros estados está em recuperação judicial desde 2016 e tem dívidas que superam os R$ 250 milhões, além de mais de R$ 2 bilhões em dívidas fiscais com a União. Houve, em janeiro, a apreensão de 60 ônibus, por decisão judicial, a pedido de um credor, diante da situação financeira da empresa.

A Itapemirim foi acionada na Justiça em questionamento ao uso de dinheiro de credores no investimento na Itapemirim Transporte Aéreos, a qual teve operação até dezembro, quando suspendeu as atividades e causou pânico aos passageiros que ficaram sem viagens a espera de respostas nos aeroportos bem nas vésperas do Natal.

 

ClickPB