A Executiva Nacional da Federação PT, PCdoB e PB, aprovou a aliança com o MDB na Paraíba. Com isso, o grupo terá que apoiar oficialmente o pré-candidato ao governo do estado, Veneziano Vital do Rego (MDB). A aliança foi aprovada por unanimidade, inclusive com votos de integrantes nacionais do PV e do PCdoB. (veja nota abaixo)
A decisão impacta uma ala da Federação, já que parte dos membros do partido votaram apoio a João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição. Nessa quarta-feira (3), o deputado federal Frei Anastácio (PT) chegou a declarar, na tribuna da Câmara Federal, seu apoio à pré-candidata ao senado na chapa de João, Pollyana Dutra (PSB), expondo o racha do partido.
Apesar disso, por ser a Executiva Nacional da Federação quem dá a última palavra, integrantes do partido, inclusive os que têm cargo no governo como Gregória Benário (PC do B) e Sargento Dênis (PV), terão que aceitar a decisão. A pré-candidatura de Rangel Júnior (PC do B) ao Senado também pode sofrer com a decisão, já que o grupo tem um pré-candidato ao senado, que é o ex-governador, Ricardo Coutinho (PT), caso ele consiga o registro, já que, por enquanto, segue inelegível.
Sem poder dar apoio formal, as legendas podem declarar apoio extraoficial ao governador.