Com o objetivo de fortalecer a agricultura do município de Santo André, o Secretário Alex Barbosa, juntamente com a equipe da secretaria, o técnico do SENAR Flávio, e alguns produtores locais estão participando do X Congresso Internacional da Palma e Conchonilha – AGROPEC – Semiárido – 3ª edição em João Pessoa, que teve início nesta segunda-feira (26) e se estende até quarta-feira dia 28 de setembro.
Este evento reúne diversos países produtores de palma no mundo e pela segunda vez acontece na capital paraibana. Tendo como objetivo trazer novidades sobre as melhores práticas de manejo da palma, além de divulgar pesquisas sobre os diversos usos da planta.
O Brasil tem posição de destaque na produção da palma, e a cidade de Santo André se insere totalmente nesse ponto, tendo como uso principal da planta para a alimentação animal, gerando assim, desenvolvimento econômico e produtivo através de seu cultivo.
Segundo o Secretário Alex Barbosa, a meta é que o município avance ainda mais, dando continuidade à representação municipal em todo o estado da Paraíba. Visto que Santo André teve grande enfoque no ramo com trabalho iniciado em 2021, com a entrega de 470 mil raquetes de palma resistente a conchonilha do carmim, a implantação de dois campos de palma irrigados e o plantio de 40 mil raquetes da planta e assistências técnicas. “A palma se coloca como a revolução verde para o semiárido e fortalecemos esse trabalho sério e eficiente na Gestão Um Novo Tempo, desse modo garantindo que todo produtor santoandreense possa ter palma para alimentar seu rebanho”, disse Alex.