União Brasil libera diretórios a apoiar Bolsonaro ou Lula no 2º turno

Em São Paulo, o partido deve apoiar o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) contra Fernando Haddad (PT).

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, anunciou nesta quarta-feira (5) que liberou a bancada e os diretórios para apoiar Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. A informação é do R7.

Antes mesmo do posicionamento do partido, os dois governadores da legenda, eleitos em primeiro turno, Mauro Mendes, no Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, em Goiás, anunciaram que vão apoiar o presidente Jair Bolsonaro. O senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro, também declarou apoio ao presidente.

Já a candidata à Presidência da República pelo partido, a senadora Soraya Thronicke, afirmou que não vai apoiar nenhum dos candidatos que disputam o Planalto.

União Brasil em São Paulo

Na disputa ao Governo de São Paulo, a legenda anunciou apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), que enfrenta Fernando Haddad (PT) no segundo turno. A decisão acontece logo após o tucano Rodrigo Garcia (PSDB), e atual governador do estado, também manifestar defesa à eleição do ex-ministro do governo Bolsonaro.

Mais cedo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), também declarou apoio à candidatura de Tarcísio. “Ele assumiu os compromissos de manter os programas que estão em andamento”, comentou o prefeito. A cidade é berço eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Distrito Federal

Segundo o presidente do União Brasil no Distrito Federal, Manoel Arruda, a legenda vai apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro. Em entrevista ao R7 nesta quarta-feira (5), ele destacou que o posicionamento do partido é uma questão de coerência.

Arruda é suplente da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) e disse que já tinha pedido autorização para o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para apoiar Bolsonaro no primeiro turno. A conversa com Rueda aconteceu em agosto. “Até por isso, fizemos essa aliança com Damares”, destacou.

O presidente local do União Brasil demonstrou entusiasmo ao falar da eleição da senadora e da disputa entre Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. “Ela foi um fenômeno nessa eleição e tem a proximidade e a defesa da mesma pauta que Bolsonaro. A Damares é o Bolsonaro de saia. Eu, como primeiro suplente dela, vou trabalhar muito pela reeleição so presidente”, afirmou.

Manoel Arruda disse que o diretório nacional demonstra ter uma inclinação para apoiar a reeleição do atual presidente da República e lembrou que vários senadores do União Brasil estiveram com Bolsonaro no encontro desta quarta no Palácio da Alvorada. Ele disse também que muitos governadores da legenda apoiam o presidente.

FONTE: Portal Correio