Áudio que circula no WhatsApp sugere que a determinação de entrega dos envelopes com as mídias de resultados abertos propiciaria a ocorrência de fraude.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou neste sábado (8) uma nota para desmentir informações falsas que circulam em aplicativo de mensagens sobre resultados da apuração dos votos, no primeiro turno das eleições 2022.
Um áudio que circula no WhatsApp sugere que a determinação de entrega dos envelopes com as mídias de resultados abertos propiciaria a ocorrência de fraude. Segundo o TRE-PB, a afirmação, porém, é infundada.
“Diante da possível configuração de prática delituosa, foram os autos remetidos ao Ministério Público Eleitoral, que requisitou a instauração de inquérito perante a Polícia Federal, sede própria, doravante, para a devida apuração dos fatos narrados, inclusive da conduta do agente propagador da desinformação, que era o próprio mesário da Seção 442, da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa-PB”, disse o TRE-PB.
Conforme o TRE-PB, o Boletim de Urna da seção, devidamente assinado pelo próprio investigado está em “perfeita consonância com o resultado totalizado e divulgado pelo TSE” (link BU – 70ª ZE – Seção 442 – retirado do sistema Resultados).
“[Isso] comprova que o resultado da referida urna está, e sempre esteve, íntegro e legítimo, tendo refletido a real intenção dos votos dos eleitores que lá compareceram”, finalizou o Tribunal.