Psicopedagoga sugere ‘alimentação leve’ e ‘estado de paz’ para estudantes no Enem

A primeira prova do Enem 2022 acontece hoje domingo (13) em todo o país, com as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Como se trata de algo que pode mudar e transformar a vida de todos os jovens, este dia se torna muito especial.

Por outro lado, muitos estudantes paraibanos e de todo o Brasil podem ter dificuldades nessas últimas horas que antecedem a avaliação. Ansiedade, nervosismo e insegurança são as respostas que eles têm conforme chega o horário da prova. Para isso, a psicopedagoga Mari Lucena aponta que a chave está em coisas simples.

“Não se preocupar em estudar mais. É relaxar, é buscar contato com a natureza, bom sono e alimentação leve. E depois, as famílias tratem esses meninas e essas meninas que estão fazendo o Enem com muito carinho. É hora de mimar os filhos. É hora de fazer comida gostosa. É hora de manter a casa em estado de paz”, disse Mari em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios.

Além dos estudantes que estão encerrando o ensino médio em 2022 e aqueles que vieram de cursinhos, a psicopedagoga se dirigiu aos conhecidos “concurseiros”, que costumam fazer diversas edições do vestibular para tentar entrar no curso dos sonhos. O peso de ser reprovado continuamente é muito grande, mas Mari relembrou que o sonho de ser aprovado é ainda maior.

“Se esse é o seu sonho, se essa é a sua missão, se é esse o seu propósito, tenta uma, duas, três, dez vezes. Você vai conseguir. Acredite! E observe onde foi que faltou e complete no ano seguinte. Não tem problema não passar da primeira vez. A gente fica triste, mas depois sacode a poeira, dá a volta por cima e volta a estudar”, completou.

Na hora da prova, ela sugeriu que, para acalmar os ânimos e por um fim à ansiedade, os jovens devem utilizar técnicas de respiração, de inspirar e soltar cinco vezes quietamente. Essa dica, de acordo com Mari, ativa a memória e a autoconfiança, equilibrando o organismo para a maratona de questões a seguir.

FONTE: MaisPB