Ontem segunda-feira (14), Secretaria registrou 1.016 novos casos e dois óbitos em decorrência da doença, no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou ontem segunda-feira (14) uma Nota Informativa reforçando as orientações de isolamento e cuidados individuais contra a Covid-19. As recomendações têm como base o aumento de notificações de casos e a circulação de duas sublinhagens do vírus (BQ.1* e BA.5.3.1) em outros estados. Nesta segunda, a SES registrou 1.016 novos casos e dois óbitos em decorrência da doença, no estado.
O uso de máscaras, a higiene das mãos, a vacina em tempo oportuno e o isolamento de pacientes entre 5 e 10 dias são os cuidados apontados no documento de orientação
A nota orienta que em caso de sintomas seja realizada a testagem para diagnóstico e isolamento de casos positivos. Os testes também são importantes para que seja feito o sequenciamento genético e identificação de variantes em circulação.
Em relação ao isolamento, devem ser seguidos os critérios: até 7 dias completos do início dos sintomas, caso a pessoa não apresente febre e não faça uso de medicamentos antitérmicos há 24h; até 5 dias completos do início do sintoma em caso de teste indetectável desde que permaneça afebril, sem o uso de medicamentos para controle da febre há pelo menos 24 horas e sem sintomas respiratórios.
FONTE: Portal Correio