Comissão de Transição: paraibano Rodrigo Farias é nomeado para o grupo de Justiça e Segurança Pública

O advogado paraibano Rodrigo Farias foi nomeado e vai integrar o grupo de trabalho de Justiça e Segurança Pública da transição para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome dele foi confirmado nesta quinta-feira (1º) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral da transição. O grupo é um dos mais importantes na organização para o novo governo, por ter pela frente temas vitais que deverão ser enfrentados pelo novo ocupante do Palácio do Planalto.

No grupo de trabalho, Rodrigo Farias vai atuar ao lado de nomes como o do senador eleito e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB-MA), do Senador Omar Aziz (PSD-AM) e do advogado de Lula, Cristiano Zanin. Além deles, se destacam nomes como o da doutora em Direitos Humanos e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carol Proner, do renomado professor da USP (Universidade de São Paulo), Pierpaolo Cruz Bottini, e do advogado Marco Aurélio Carvalho.

O desafio dos integrantes do grupo será árduo. Caberá a ele, entre outras coisas, apontar políticas do governo Bolsonaro que serão descontinuadas. Nesta semana, por exemplo, Dino definiu como “novo entulho autoritário” tudo o que precisará ser revogado pelo novo governo, como estímulo às armas, o uso político das forças de segurança, e as ameaças à democracia. Entre as sugestões que serão encaminhadas pelo grupo de Justiça e Segurança que ele coordena está a de uma nova cultura organizacional que despolitize as forças de segurança, porque, “a política não é decidida pela polícia, é pelo voto popular”.

Rodrigo Farias é advogado, mestre em Direito pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), doutor pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e pós-doutor pela Universidade Paris 1- Pantheon Sorbonne. Além dele, três outros paraibanos compõem grupos de trabalho na transição para o novo governo. A lista inclui o senador Veneziano Vital do Rêgo (Turismo), o deputado federal Gervásio Maia (Desenvolvimento Regional) e o deputado estadual Chió (Desenvolvimento Regional).

Confira a lista dos integrantes do Grupo de Trabalho Justiça e Segurança Pública:

Andrei Passos Rodrigues – Delegado da Polícia Federal
Camila Nunes – Doutora em Sociologia pela USP. Professora adjunta da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo.
Carol Proner – Doutora em Direitos Humanos. Professora de Direito Internacional da UFRJ.
Cristiano Zanin – Advogado com especialização em Direito Processual Civil.
Flávio Dino – ex-juiz, ex-governador do Maranhão, Senador eleito pelo PSB/MA
Gabriel Sampaio – Advogado, foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça durante o governo Dilma Rousseff.
Jaqueline Sinhoretto – Doutora em Sociologia pela USP. Professora da UFSCar. Lidera o grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar.
Márcio Elias Rosa – Procurador de Justiça aposentado, ex-secretário de Estado da Justiça de São Paulo e ex-presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA).
Marco Aurélio Carvalho – Advogado especializado em Direito Público.
Marivaldo Pereira – Advogado. Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Dilma Rousseff.
Marta Machado – professora da Fundação Getúlio Vargas.
Omar Aziz – Engenheiro civil. Senador pelo AM.
Paulo Teixeira – Advogado. Deputado Federal PT/SP
Pierpaolo Cruz Bottini – professor de Direito Penal da USP. Foi Secretário da Reforma do Judiciário durante o primeiro mandato do presidente Lula.
Rodrigo Farias – advogado, membro da OAB-PB e tem pós-doutor pela Universidade Paris 1- Pantheon Sorbonne.
Sheila Carvalho – advogada Internacional de Direitos Humanos, professora e ativista.
Tamires Gomes Sampaio: advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural. Foi Secretária Adjunta de Segurança Cidadã em Diadema.
Wadih Damous – advogado. Ex-presidente da OAB/RJ. Ex-deputado Federal PT/RJ.