Copa do Brasil: Campinense recebe o Grêmio, de Suárez, enquanto o Botafogo-PB visita o Águia de Marabá

Campinense e Botafogo-PB, os dois representantes paraibanos na Copa do Brasil de 2023, conheceram seus adversários da primeira fase da competição após o sorteio realizado na tarde desta quarta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.  A Raposa encara o Grêmio, de Luis Suárez, no Estádio Amigão, em Campina Grande, enquanto o Belo visita o Águia de Marabá, no Pará. Nessa primeira rodada da competição nacional, os duelos serão em confronto único.

O Campinense só garantirá passaporte para a segunda fase da Copa do Brasil de uma única maneira: derrotando o Tricolor Gaúcho, do atacante Luís Suárez. Já o Botafogo-PB, que jogará fora de casa, terá a vantagem do empate diante do clube paraense para se classificar para a próxima fase do torneio.

Ainda nesta quarta-feira ficaram conhecidos os possíveis adversários dos clubes paraibanos caso avancem para a segunda fase. Caso derrote o Grêmio, o Campinense enfrentará o vencedor de Resende, do Rio de Janeiro, ou o Ferroviário, do Ceará.

Já se o Botafogo-PB empatar com o Águia de Marabá, terá pela frente o Asa de Arapiraca, de Alagoas, ou o Goiás.

Critérios do sorteio

No sorteio da primeira fase da competição nacional, os 80 clubes serão separados em oito potes com dez equipes cada um, de acordo com o posicionamento no ranking da CBF. Os 10 melhores ranqueados farão parte do Pote A; os 10 seguintes, do Pote B; os próximos 10, do Pote C; e assim sucessivamente, até se formar o Pote H.

Os jogos na primeira fase ocorrerão entre os times dos potes A x E, B x F, C x G e D x H. Da mesma forma também serão sorteados os chaveamentos visando os confrontos da segunda fase, com cada partida equivalendo a um grupo. Assim, serão mandantes na segunda fase os vencedores dos confrontos dos grupos 1, 4, 6, 7, 9, 12, 14, 15, 17, 20, 22, 23, 25, 28, 30, 31, 33, 36, 38 e 39.

As primeiras fases

As duas primeiras etapas da Copa do Brasil são disputadas em partidas únicas. Na primeira, os times de melhores posições no ranking nacional de clubes jogam pelo empate, mas na condição de visitantes. Já a partir da segunda fase, em caso de igualdade no placar, a definição dos classificados será nos pênaltis.

Além dessas 80 que entrarão no sorteio desta quarta, 12 equipes já estão pré-classificadas para a terceira fase. São elas: Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense, que virão da Libertadores, além de São Paulo, classificado via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde

Premiação

Em 2023 a Copa do Brasil terá uma premiação recorde, com aumento no valor das cotas em todas as fases. O que significa um valor total de R$ 420 milhões distribuídos ao longo da competição.

Veja abaixo a tabela com o valor pago de premiação por fase da Copa do Brasil. A partir da terceira fase, quando entram os 12 clubes pré-classificados — o valor das cotas se torna único (R$ 2,1 milhões).

Com Jornal da Paraíba