“Uma Personalidade que Aquece o São João”: Nascimento Filho – 40 anos de história dedicados ao forró

Meu povo! Nesse clima de São João, o Portal Cariri Em Ação realizará uma Série de Reportagens com esse tema:Uma Personalidade que Aquece o São João”, para valorizar nossos artistas que fizeram e fazem dos festejos juninos um espaço da Cultura Nordestina.

“Chia chinelo, chinelo chia”… Assim, diz o refrão da letra de uma música do forrozeiro Nascimento Filho, chamada Chiado do Chinelo, gravada em 1993.

Nascimento que completou 55 anos de idade, destes 40 anos são dedicados ao forró. Um músico, com uma trajetória que passa por bandas de baile dos anos 80 até a gravação do seu primeiro LP em 1990.

“Depois que gravei meu disco, fiz carreira solo. Mas, toquei com grandes artistas. A exemplo da Rainha do Xaxado Marinês, Eliane, Banda Brucelose e, também com Pajeú ex-integrante da equipe de Chico Anisio”, contou Nascimento um pouco de sua trajetória no meio artístico.

Além de executar com maestria o instrumento acordeom, Nascimento também põem pratica seu dom de compositor. Entre as músicas compostas pelo artista, um que virou sucesso foi a canção Ô Vaqueiro, gravada por Flávio José, Mastruz Com Leite, Pegada de Vaqueiro, Sirano e Sirino.

“Ô vaqueiro pegue no boi pra derrubar… Essa música foi gravada por dez bandas. Fazendo história na música nordestina. Chiado do Chinelo e Ô Vaqueiro, carregou e ainda carrega meu nome até hoje”, assim, avaliou Nascimento a repercussão da composição.

Uma vida tocada pela Arte

Atualmente forrozeiro Nascimento Filho, reside no Cariri paraibano, em especial no município de São José dos Cordeiros, aonde desenvolve um trabalho cultural importante, dá aulas de acordeon em uma Escola localizada em sua propriedade.

“Muitos não têm condição de pagar para estudar música e aprender tocar. Eu agraciado com dom da música, sei o tanto que sofri por não ter dinheiro, para pagar para aprender a tocar. Resolvi, a dar aulas de graça aos alunos”, disse Nascimento.

Mas, para dar aulas é necessário um espaço adequado, Nascimento em uma parceria com o prefeito Felício Queiroz, construíram o tão desejado espaço escolar.

“Assim, foi feito o espaço. Hoje, podemos dizer que temos uns seis sanfoneiros bons de nossa cidade. Já com seus grupos de forró, tocando e ganhando dinheiro. Saídos, dessa escola”, ressaltou otimista o sanfoneiro, cantor e compositor Nascimento Filho.

Você aquece o São João?

Agora sem sai do tom e do ritmo, questionamos Nascimento Filho: você se considera uma personalidade que aquece o São João?

Dentro do compasso ele respondeu:

“Sim. A música nordestina, é nordestina…Não é sul e nem sudeste. Desde 1979, que represento o nosso São João. Assim, como Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Marinês e tantos outros, eu mim considero como alguém que aquece o São João”, explicou Nascimento.

“Na verdade, sem nem uma diferença de uma música para outra. O que eu toco, mim seguro o ano inteiro tocando músicas que rolam no São João. Se eu mim mantenho com essas músicas, pois, aqueço o São João”, completou nossa questão o forrozeiro Nascimento Filho.

“Forró é uma energia, que mexe, que mexe com o corpo da gente…”. Canta Nascimento em seu repertório.

De agora pra frente, segue o Arrasta Pé!

CARIRI EM AÇÃO