“Fazemos Educação com responsabilidade social, cotidianamente planejada, norteada por projetos bimestrais e seguindo as legislações em vigor, mas entendemos que as ações que ultrapassam os muros da Escola têm grande relevância para a significação da aprendizagem, uma vez que os estudantes associam teoria e prática, visualizam os conteúdos de maneira palpável e conseguem atribuir significado ao que está no livro didático e na sala de aula”. Assim, define a Secretaria de Educação.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de São José dos Cordeiros, através da Secretaria de Educação há meses, esteve preparando um passeio para alunos de uma turma da Escola Municipal Manoel da Silva Almeida.
“Concretizamos essa importante ação na última quarta-feira (07/06), em que os alunos tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Campina Grande, onde puderam conhecer a Vila do Artesão, desbravando a arte, cultura e história daquela cidade e do Estado como um todo, através dos trabalhos manuais de tantos artesãos expositores”.
Finalizando o passeio, os alunos foram até a Vila Sítio São João, onde foram apresentados a diversos aspectos que fazem parte da história e cultura nordestina, como a casa de farinha e o engenho, além de diversas réplicas de construções, como casas de taipa, espaços comerciais, Igreja, entre outros. Ainda puderam conhecer um pouco do Museu Répteis da Caatinga, através da exposição de diversas cobras peçonhentas e não peçonhentas, de várias espécies, em companhia sempre de bombeiros civis que estavam garantido a segurança de todos. E como estamos em época junina, no Vila Sítio São João não podia faltar o tradicional forró pé de serra e o clima de festa, tão presente na terra do maior São João do mundo.
“Enfatizamos que a turma que realizou o passeio foi escolhida na Escola, por mérito de desempenho e comportamento”, informou a gestão escolar.
CARIRI EM AÇÃO