Exame em ave marinha encontrada morta em praia da Paraíba descarta gripe aviária

“A informação que temos até o momento é que o exame feito em uma ave foi negativo. As demais não tinham condições de serem examinadas”, declarou o superintendente da Sudema.

O exame feito em uma das aves marinhas encontradas mortas em praias da Paraíba deu negativo para gripe aviária. A informação é do superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, repassada ao ClickPB ontem segunda-feira (12).

O superintendente da Sudema informou ao ClickPB que “quem está responsável pelos exames é o MAPA [Ministério da Agricultura e Pecuária]. A informação que temos até o momento é que o exame feito em uma ave foi negativo. As demais não tinham condições de serem examinadas.”

No dia 29 de maio, o ClickPB noticiou que os exames de duas aves encontradas mortas, no dia 23 do mês passado, em Intermares, no município de Cabedelo, tiveram resultado também negativo para gripe aviária. As análises foram feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.

A Sudema, Ibama, Ministério da Agricultura e Pecuária e outros órgãos monitoram a questão das aves encontradas mortas em praias da Paraíba. Até 23 de maio, foram registrados casos na Praia de Jacarapé, em João Pessoa, em Cabedelo e no município da Baía da Traição, conforme dados obtidos pelo ClickPB com o superintendente Marcelo Cavalcanti.

Já houve casos de aves encontradas mortas também no Rio Grande do Norte e até no Equador, no fim do mês passado, conforme mostra a imprensa internacional, segundo apurou o ClickPB.

FONTE: Click PB