A prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, realizou nesta quarta-feira, dia 05 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento reuniu representantes do governo municipal, conselheiros, trabalhadores, usuários do Sistema único de Assistência Social (SUAS) do município e convidados.
Com o Tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foi analisadas e debatidas as seguintes perspectivas:
Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;
Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS;
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Os participantes foram divididos nesses cinco eixos para contemplar ao máximo as realidades locais e específicas de cada território.
“A presença dos usuários foi fundamental para que os objetivos sejam alcançados: avaliar o que temos e propor avanços para atender as necessidades, demandas e direitos dos usuários”, falou Erika de Celinha, secretária de Assistência Social.
A conferência foi r realizada no Auditório José Batista Sobrinho, na Escola Municipal Pedro Pedrosa Amador, em São Sebastião do Umbuzeiro.