O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que vai expulsar o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) do partido. Os dois se reuniram na manhã de ontem (20) para discutir a situação do deputado federal após a repercussão negativa de uma foto em que Yury posa fazendo o “L” ao lado de ministros de Lula (veja acima).
Valdemar publicou uma foto do encontro em uma rede social e escreveu que reafirmou ao parlamentar que ele será expulso “por não comungar dos ideais” da legenda. A foto do deputado com os ministros de Lula foi feita na última quinta (13) durante um evento promovido pelo governo federal na cidade de Salgueiro (PE).
Deputado normaliza foto
Após a reunião com Valdemar, Yury falou à GloboNews e ao g1 que a foto “fazendo o L” não foi uma afronta a ninguém. “Foi uma foto normal”, disse. O parlamentar, que está licenciado do mandato, descreveu a conversa com Valdemar como “tranquila”. Segundo ele, o presidente do PL afirmou que daria andamento ao processo de expulsão no conselho de ética do partido.
Yury diz que não quer sair do PL – mas não quis comentar a avaliação de Valdemar de que não está alinhado aos ideais do partido.
Conselho de ética do PL analisa
Valdemar já havia pedido ao diretório do PL no Ceará a abertura de um processo de expulsão do deputado da sigla. O caso ainda será apurado pelo conselho de ética nacional da sigla, pelo fato de se tratar de um deputado federal – mas a palavra final será de Valdemar.