No último sábado, o Cariri esteve reunido no município de Gurjão para celebrar a criação do Instituto Histórico e Geographico de Gurjão e do Museu Histórico Major Raulino de Medeiros Maracajá. O evento contou com diversos intelectuais da cidade e de toda a Parahyba, membros de várias instituições culturais além de autoridades.
O Instituto Histórico tem como Presidente o Engenheiro Agrônomo e Secretário de Meio Ambiente municipal Carlos Antônio G. da Costa e o lema da instituição é fomentar a história e a cultura municipal. Para Carlos, é honroso poder trabalhar em prol da cultura do município e vê o IHGG como uma possibilidade de reunir documentos e um acervo para que estudantes, pesquisadores e a própria população possa conhecer a sua história. “Agradecer ao Prefeito José Elias, sem seu apoio nada disso tinha acontecido”, afirmou.
O evento teve início na Fundac e teve a abertura com hino nacional e o de Gurjão tocados pela Filarmônica Nossa Senhora do Rosário, em seguida músicas nordestinas tocadas pelas crianças da escola de sanfona municipal. A sessão de fundação foi presidida pelo Prof. Daniel Duarte Pereira, Presidente do Inst. Hist. e Geog. do Cariri Paraibano e contou com a brilhante participação do Sr. Antão Ouriques de Farias que no alto de seus 97 anos, veio de São Paulo para o evento e também para lançar a pedra fundamental de uma capela no sítio Riacho do Padre, uma das primeiras sesmarias requeridas na região em 1723, terra de seus ancestrais. Na sequência foram empossados os sócios fundadores, honorários e a comitiva seguiu para o prédio do IHGG onde funcionou a antiga Prefeitura, Câmara de vereadores e anteriormente estava instalada a cadeia pública.
De lá, os participantes seguiram para a abertura do Museu Histórico que ocupa o prédio da antiga Escola Major Raulino Maracajá. Foi nítida a emoção dos presentes ao ver peças que pertenceram a seus familiares, uma maneira de ver suas histórias municipais valorizadas. Em parceria com o Museu do Semiárido de Campina Grande (UFCG) o Museu recebeu e exibe a exposição ‘Viver e compreender o Semiárido’. Para o Intendente / Prefeito municipal Sr. José Elias, que é historiador, “esse é um momento histórico para nossa cidade, são ações como essa que me orgulha e me emociona. Um município que valoriza e resgata sua história, terá um futuro próspero gerando cidadania e orgulho para seus filhos. Que todos abracem o museu e o instituto, patrimônios que são nossos!”
Sobre o Museu
Há anos que a escritora Rita Cantalice (Ritinha), que ocupa a cadeira nº06 do IHGG, reúne em coleção artigos sobre a história de Gurjão; de oratórios a minerais, documentos, marcas de ferrar gado, etc. Ela vinha nutrindo a vontade de ver um museu em sua cidade até que em 2021 foi convidada pelo Prefeito José Elias e hoje pesquisa com o historiador Thomas Bruno Oliveira a história da cidade. Com o desenvolvimento das atividades, o Prof. Daniel Duarte, que tem feito um grande trabalho educacional e no desenvolvimento de uma Área de Preservação Ambiental no município, se uniram em prol da criação dessas instituições. O sumeense Daniel Duarte é um patrimônio da Parahyba, seu incansável trabalho em prol da cultura e na criação de Museus, tem sido muito importante para a história da Parahyba.
Serviço
Museu Histórico de Gurjão Major Raulino Maracajá
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h às 14h (ou mediante agendamento)
Endereço: Avenida Antonio Coutinho, 217- Centro, Gurjão – Paraíba
Contato: Carlos Antônio G. da Costa (83) 9.8799-5475