Na manhã ensolarada desta sexta-feira, 1º de setembro, dezenas de monteirenses como estudantes e autoridades compareceram à Prefeitura Municipal de Monteiro para prestigiar o ato solene de abertura da Semana da Pátria com o hasteamento das bandeiras.
A solenidade, que contou com a presença do vice prefeito Celecileno Alves, veradores, secretários e colaboradores da administração pública municipal, teve início com abertura da Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira em seguida houve o hasteamento das bandeiras que foram feitos pela prefeita Anna Lorena com a bandeira do Brasil, o vice prefeito Celecileno com a bandeira do Estado da Paraíba e o presidente da Câmara Municipal Givalbério Alves, o Bero com a bandeira do município.
Em sua fala, a Prefeita Anna Lorena pontuou o orgulho pátrio, a celebração em nome da garra pela independência, bem como a fé nas crianças e jovens que farão o futuro desta nacção que hoje passa por um período político e econômico conturbado e ainda disse que o momento é de reflexão e ressaltou a importância da união de todos para a construção de uma sociedade e uma cidade cada vez melhor
A solenidade foi encerrada com a Prefeita Anna Lorena proferindo a seguinte frase: “Declaro aberta a Semana da Pátria no município Monteiro”
A Semana da Pátria será realizada de 1º a 07 de setembro e contará com alvoradas todos os dias e se encerramento será com o tradicional desfile cívico pela avenida principal da cidade, findando-se na Praça João Pessoa.
Confira o discurso de Anna Lorena na íntegra:
É com orgulho pátrio e o sentimento cívico que abrimos nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Semana da Pátria, que já se tornou uma tradição espontânea e absolutamente verdadeira, o que revela um apego voluntário e carinho para com a história que nos confere cidadania e identidade.
No decorrer dessa semana, mais uma vez lembraremos que nossa liberdade e soberania deu-se através de um ato de grandeza e coragem.
Devemos a uma mulher, Leopoldina, esposa de Dom Pedro, que usando de seus atributos de chefe interina do governo, reuniu-se na manhã de 02 de setembro de 1822, com o Conselho de Estado, assinando o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. E ao próprio Dom Pedro que proclamou nossa independência no dia 07 às margens do Ipiranga dando-nos nossa certidão de nascimento enquanto terra soberana.
Nossa independência foi conquistada diretamente pela grandeza, decisão e compromisso de um homem determinado a criar um Brasil livre de amarras para que resultasse no que somos hoje, uma população bastante miscigenada, com criaturas de tantas outras nações, que crescem e desenvolvem tecendo a criação de seus sonhos, sonhos de esperança, sonhos de várias origens e cores.
Então, que presente poderia ganhar a nossa pátria, ou a os mesmos? A bravura de um povo que nunca desiste de lutar, de pessoas que crescem na consciência da cidadania, gente alegre, sorridente e que mantém firme a fé e a busca pelo avanço. Precisamos lembrar, que o país somos nós, e nós, nesse momento reverenciarmos a todos aqueles que lutaram e se sacrificaram pela nossa independência.
Todos os dias devemos agir com orgulho e alegria, trabalhando, estudando, nos esforçando para construirmos um Brasil cada vez mais digno, próspero e de paz.
Sejamos um Brasil de raça e fé, cultivando o sorriso das crianças e a energia de nossos jovens. Vamos avançar para corrigir os erros do passado, construindo um país melhor.
Finalizo fazendo minhas as palavras do nosso hino à independência: Não temais ímpias falanges que apresentam face hostil; Vossos peitos, vossos braços são muralhas do Brasil
CARIRI EM AÇÃO
Com Ascom /Foto: Reprodução
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.