Saiba como se proteger do novo golpe de pagamento do IPVA via PIX

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) alerta os cidadãos paraibanos sobre um novo golpe que tem ocorrido no ato de pagamento do Imposto sobre Propriedade Veicular e Automotores (IPVA) via internet, que já foi identificado em Minas Gerais.

O primeiro alerta ao público paraibano passa pelo estado não oferecer pagamento de IPVA via PIX. Ou seja, qualquer situação que leve a essa modalidade de pagamento pode ser considerado golpe.

Além disso os sites que são direcionados têm a aparência idêntica mas não o endereço, sendo importante se verificar que o endereço de acesso é que realmente corresponde ao Detran (detran.pb.gov.br) ou da Sefaz (www.sefaz.pb.gov.br). Além disso, é preciso que atenção ao beneficiário do pagamento, que só poderá ser o órgão arrecadador que na Paraíba a Secretaria da Fazenda do Estado.

O advogado criminalista Gustavo Botto informou como as vítimas desses casos podem proceder após a fraude.

“Caso identificar o golpe antes de efetuar o pagamento é importante divulgar o site para que pessoas não possam sofrer o golpe e procurar as autoridades cabíveis para a investigação. Caso já tenha perdido algum dinheiro, é importante procurar um advogado criminalista para que possa orientar como as provas devem e podem ser produzidas. Em seguida, procurar uma delegacia de polícia para que possa ser instaurado o inquérito e eventualmente chegar até os culpados”, explicou.