Possibilidade de Tovar deixar o PSDB e se filiar ao Republicanos pode favorecer ascensão de ex-deputado tucano; veja detalhes

Em entrevista à imprensa paraibana neste fim de semana o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, do Republicanos, disse que o deputado federal Romero Rodrigues, presidente do Podemos na Paraíba, fez uma consulta acerca da possibilidade de o deputado Tovar Correia Lima, do PSDB, se filiar ao Republicanos com duas intenções ou sair candidato a prefeito de Campina, ou vice na chapa de Romero. Um alerta de Adriano chama a atenção, a possibilidade de um ex-deputado estadual voltar ao protagonismo do mandato caso Tovar perca o mandato por infidelidade partidária.

“Tovar sinalizou com essa possibilidade. Não só Tovar como o próprio Romero também, para nessa condição Tovar pleitear a condição de vice. Eu o alertei dos riscos dessa possibilidade”, disse Galdino ao alertar a Tovar os perigos dessa estratégia.

Caso Tovar decida deixar o PSDB, partido que sempre militou politicamente, a sigla deve pedir na justiça a cassação do seu mandato, o que favoreceria diretamente o primeiro suplente da federação PSDB/CIDADANIA, o ex-deputado estadual por vários mandatos Manoel Ludgério, que acederia a titulação do mandato.

Nas eleições estaduais de 2022, Tovar obteve pelo PSDB, 1,05% dos votos válidos, 23.577 (sufrágios), enquanto Manoel Ludgerio, também obteve 1,05%, com 23.492 (votos), sendo a diferença entre ambos de apenas 85 votos.

 

Com PB Agora