Nesta sexta-feira (17), foi inaugurado em Monteiro, no Cariri, o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), um importante equipamento que faz parte do Programa Cariri Sustentável, com apoio da IDH. O CAP visa facilitar a vida dos produtores locais, oferecendo gratuitamente informações e esclarecimentos sobre regularização fundiária, georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenças ambientais e acesso a políticas públicas.
O CAP surge como um ponto central para que os produtores obtenham as informações necessárias para aprimorar suas atividades. No espaço, eles poderão esclarecer dúvidas e obter suporte técnico, o que é essencial para a sustentabilidade e desenvolvimento da região. O centro promete ser um local onde os produtores encontrarão soluções e oportunidades para aumentar sua produtividade e sustentabilidade.
Em entrevista ao Cariri em Ação, Alex, representante da IDH e participante do programa Cariri Sustentável, destacou a importância da inauguração do CAP para a região.
“É um dia muito importante para a região do Cariri e para o Pacto Cariri Sustentável. Inauguramos de fato o CAP, que é um ambiente onde o produtor pode buscar informações relacionadas à regularização ambiental, assistência técnica produtiva, acesso a políticas públicas e crédito. Aqui, o produtor pode, gratuitamente, buscar mais informações, soluções e conhecer oportunidades para melhorar sua produtividade e sustentabilidade,” afirmou Alex.
Alex também falou sobre a manutenção do programa em Monteiro, reforçando o apoio financeiro da IDH e a colaboração de parceiros locais.
“Este programa será mantido por uma coalizão de diversos atores locais, incluindo o setor público, setor privado e a sociedade civil. Inicialmente, ele é custeado pela IDH, que fornece apoio financeiro, mas contamos também com a ajuda dos parceiros locais. A ideia é que o CAP se perpetue ao longo dos anos, atraindo mais produtores, buscando soluções e oferecendo serviços importantes,” explicou.
A coordenadora do Pacto Cariri Sustentável, Cláudia Almeida, também conversou com a reportagem do Cariri em Ação, e falou da alegria em poder estar inaugurando esse importante espaço para os agricultores caririzeiros.
“Para nós hoje é uma felicidade, estarmos inaugurando o Centro de Atendimento ao Produtor, que é um das ações do Pacto Cariri Sustentável, qual estou coordenando, para fomentar a agricultura familiar do Cariri. O CAP é muito importante porque vai facilitar vários serviços, acessos a serviços, aos agricultores e agricultoras não só de Monteiro. O CAP tá em Monteiro, por ser uma cidade polo, pela Prefeitura também ser uma signatária do nosso pacto, mas o CAP estar para atender os agricultores de todo o Cariri Ocidental, os 17 municípios,” disse.
A coordenadora, também fez um convite aos agricultores para conhecerem a estrutura do CAP e utilizarem dos serviços oferecidos pelo espaço.
CARIRI EM AÇÃO