O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o presidente da Itália, Sergio Mattarella, nesta segunda-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília. Os líderes vão se reunir para tratar de temas de conjunturas regional e global, como presidência brasileira do G20, presidência italiana do G7, reforma das instituições de governança e aliança contra a fome e a pobreza.
Mattarella chegou ao Brasil no domingo (14) e terá agendas no país até a próxima sexta-feira (19), incluindo compromissos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e o Rio Grande do Sul, estado afetado por fortes enchentes. De acordo com o Palácio do Planalto, trata-se da primeira visita ao Brasil de um presidente italiano em 24 anos.
Lula e Mattarella vão renovar um acordo expirado no início de 2023 sobre o reconhecimento recíproco em matéria de conversão de carteiras de habilitação.
A medida prevê que uma pessoa com carteira de habilitação de um dos países que fixa residência legal na outra nação pode converter sua carteira de habilitação sem submeter-se a exames teóricos e práticos de condução, com exceção de situações especiais.
Está prevista, também, a assinatura de memorandos de entendimento entre a Embrapa e a Universidade de Turim e com a Universidade de São Paulo.
A visita ocorre no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil e deverá contribuir para ressaltar a profundidade e a abrangência das relações Brasil-Itália.
“O relacionamento com a Itália é tradicional e possui lastro em amplo espectro de afinidades e interesses. Hoje há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil e mais de 100 mil brasileiros na Itália”, afirma o Ministério das Relações Exteriores.
“A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil. Atuam no país mais de mil empresas italianas, geradoras de cerca de 150 mil empregos”, completa o Itamaraty.
FONTE: Portal Correio