A cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, ficou conhecida na literatura brasileira a partir da obra de Ariano Suassuna, morador ilustre do lugar, que o retratou em diversos escritos. Nesta terça-feira (23), dia que marca 10 anos da morte de Ariano, Taperoá terá uma programação cultural em homenagem ao escritor e dramaturgo paraibano.
As atividades em homenagem a Ariano Suassuna acontecerão o dia inteiro, em diferentes localidades de Taperoá. A programação é oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB).
De acordo com a Secult-PB, o evento “Só Sei Que Foi Assim – 10 anos de encantamento de Ariano Suassuna” irá exaltar a arte e a cultura do paraibano. A iniciativa acontecerá em Taperoá, terra que o acolheu após a morte de seu pai.
Entre as atividades confirmadas estão visitas guiadas ao Museu Casa Ariano Suassuna, lugar onde ele passou parte da infância, e que o inspirou para diversas obras literárias. Haverá ainda um cortejo cultural, além de apresentação teatral e um concerto (confira a programação abaixo).
Programação “Só Sei Que Foi Assim – 10 anos de encantamento de Ariano Suassuna”
23 de julho (terça-feira)
- 6h: Alvorada com a Filarmônica Municipal – Maestro João Ferreira de Souza
Local: Sede da Filarmônica
- 8h: Café da manhã e visita guiada ao Museu Casa Ariano Suassuna
Local: Museu Casa Ariano Suassuna
- 9h30: Cortejo Cultural
Local: Concentração na Sede do Ponto de Cultura “Os Sertões” com destino a Igreja São Sebastião
- 10h: Encontro Armorial (Banda Avuô e Lucas Carvalho)
Local: Igreja São Sebastião
- 14h: Debate “O realismo fantástico na obra de Ariano Suassuna” Convidados: Bráulio Tavares, Flávio Tavares, Naná Garcez e Manuel Dantas Suassuna; Mediação: Aline Cardoso
Local: Câmara Municipal de Taperoa
- 16h30: Concerto Armorial – PRIMA (Programa de Inclusão através da Música e das Artes)
Local: Igreja São Sebastião
- 17h30: Espetáculo “Torturas de um Coração” (Grupo Teatro Oficina)
Local: Praça João Suassuna