São João do Tigre comemora 129 de anos de celebração de histórias e avanços para o futuro: “que o passado continue nos ensinando”, diz Márcio Leite

Neste domingo, 27 de outubro de 2024, a cidade de São João do Tigre comemora 129 anos de fundação, marcados por uma história rica e inspiradora que continua a impactar seus habitantes.

O prefeito Marcio Leite expressou seu orgulho e parabenizou a cidade pelo aniversário. Em uma mensagem emocionada, ele relembrou as histórias que moldaram a cidade e afirmou o desejo de um futuro próspero para todos os cidadãos.

“Hoje celebramos os 129 anos de São João do Tigre! Uma cidade marcada por histórias inspiradoras, momentos que moldaram gerações e pessoas que fazem parte de cada capítulo dessa trajetória. Que o passado continue nos ensinando e o futuro seja repleto de conquistas para o nosso povo! Parabéns, São João do Tigre”, declarou.

Uma Viagem pela História

A fundação de São João do Tigre remonta ao final do século XIX. Por volta de 1890, a região era habitada por uma ramificação da família dos índios Carirís. Em 1895, o proprietário Cândido José Bezerra doou parte de suas terras à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Monteiro. Foi nessa área que se construiu uma capela em homenagem a São João Batista, e, ao seu redor, começaram a surgir as primeiras moradias e estabelecimentos comerciais.

Os pioneiros, entre eles José Bezerra de Medeiros, Manoel Rodrigues Evangelista e Mariano Cordeiro de Medeiros, desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento do povoado, que inicialmente era conhecido como Tigre, em referência aos animais que habitavam a região. As terras ao redor, pertencentes a Cândido José Bezerra, eram divididas entre as fazendas Tigre de Baixo, Tigre de Cima e Tigre Novo.

Um nome que faz História

Com o passar dos anos, o povoado foi ganhando estrutura e passou por mudanças de nome. Inicialmente chamado de Tigre de Medeiros, em homenagem à família fundadora, o povoado foi batizado posteriormente como Jacarará e, finalmente, São João do Tigre, nome que permanece até hoje, simbolizando a união de tradição e fé.

Com Blog do André edição Marcos Lima