O cultivo do algodão retorna como uma realidade em Santo André, trazendo esperança e novas oportunidades para os agricultores da região. Nos últimos quatro meses, um projeto de resgate da cultura do algodão agroecológico foi implementado, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Agricultura, a Empaer e a Agrocolor. O sucesso da iniciativa se reflete na colheita de dois tipos de algodão: o agroecológico branco e o colorido, nas variedades rubi e safira.
Com uma produção média de 2.000 quilos de algodão, os agricultores alcançaram uma margem de lucro de quase R$ 10.000,00. A venda é garantida ao Instituto Casa de Couro, o que oferece aos produtores segurança e estabilidade financeira.
Segundo o secretário de Agricultura, Alex Barbosa, a iniciativa tem como objetivo expandir o projeto e envolver novas famílias na produção, oferecendo apoio total à gestão municipal. “Queremos que os mais agricultores abracem essa cultura e encontrem uma fonte de renda sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico da nossa comunidade”, destacou Barbosa.
CARIRI EM AÇÃO