O Cisco a Prefeitura de Sumé e a APACCO (Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos) realizaram nesta segunda-feira (23), no Centro de Formação dos Professores, a entrega dos certificados de registro genealógico aos produtores rurais atendidos pelo Projeto de Melhoramento Genético dos rebanhos de ovinos e caprinos.
Participaram do evento, os produtores rurais membros da associação de criadores de caprinos e ovinos de Sumé; os representantes da APACCO: presidente Junior Nobrega, os médicos veterinários Carlos Arthur e Renato Vaz; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, José Cecílio; o coordenador geral do Cisco-Agro, Ricardo Morato; e o prefeito e presidente do Cisco, Éden Duarte.
Na ocasião, o produtor rural, Arnaldo Félix de Farias (conhecido como Maraca), agradeceu ao prefeito Éden e à equipe da APACCO pelo empenho no desenvolvimento do projeto e afirmou que a iniciativa irá promover a sustentabilidade da ovinocaprinocultura do município de Sumé, proporcionando a diminuição dos custos e aumento dos lucros. “A disseminação de raças mais adaptadas ao nosso clima irá racionalizar os recursos naturais existentes”, disse.
O presidente da APACCO, Júnior Nobrega, agradeceu aos produtores rurais pelo empenho, ao prefeito Éden e ao deputado federal Wellington Roberto pelo esforço em atrair esse investimento.
O Projeto de Melhoramento Genético dos rebanhos de ovinos e caprinos integra as ações do Termo de Colaboração CISCO/MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nº 001/2024, para liberação de recursos financeiros para realização de Ação de fomento e incentivo a criação de caprinos e ovinos em 18 (dezoito) municípios vinculados ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental.