Foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2018 o prazo de cadastro para pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único (CadÚnico) em todo país. Na Paraíba, quase 112 mil pessoas têm o benefício e precisam realizar a inscrição de atualização, junto as secretarias de Assistência Social de cada município. Antes, o prazo final era previsto para o dia 31 deste mês.
A medida autorizando a prorrogação do prazo foi publicada nesta terça-feira (26), através da portaria interministerial (nº5/2017), no Diário Oficial da União. A extensão do período para o cadastro atende a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), em consideração das dificuldades enfrentadas pelas gestões no cumprimento da demanda.
O BPC é um auxílio assistencial pago pelo Governo Federal, para pessoas idosas, com idades acima de 65 anos ou deficientes com renda inferior a ¼ do salário mínimo por membro do grupo familiar.
Documentação necessária
Para atualizar o cadastro, os beneficiários do BPC devem comparecer a secretaria de Assistência Social de sua cidade, munidos dos documentos de identificação pessoal e dos membros do grupo familiar, incluindo demonstrativo de renda, comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e certidão de nascimento, se for o caso.
CadÚnico
O Cadastro Único é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para identificação de famílias de baixa renda. Nele, são registradas informações de características da residência, identificação de cada pessoa do grupo familiar, nível escolaridade e a situação de trabalho e renda. O CadÚnico é utilizado como base de informações para mais de 20 programas sociais.
CARIRI EM AÇÃO
Com Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.