Equatorianos votaram no domingo a favor de impedir que presidentes ocupem o cargo por mais de dois mandatos, informou o conselho eleitoral do país, em uma vitória para o presidente Lenín Moreno que impossibilita seu ex-mentor e agora adversário Rafael Correa de voltar ao poder.
O resultado do referendo, convocado por Moreno, reverte uma medida aprovada por Correa no Congresso em 2015 para permitir a reeleição presidencial ilimitada.
Agora, Moreno pode ser encorajado a remover aliados de Correa de importantes cargos do governo, e os mercados financeiros provavelmente verão o resultado da votação como confirmando um futuro mais politicamente e fiscalmente conservador para o Equador.
Equatorianos também apoiaram outras seis medidas, incluindo a limitação da produção de petróleo e da mineração em áreas ambientalmente sensíveis e penas mais duras para corrupção, algumas das quais precisarão do envolvimento do Congresso.
Correa disse que o referendo tem como objetivo destruir seu legado. “A luta continua”, escreveu no Twitter. “Não podemos aceitar tal ruptura constitucional”.
CARIRI EM AÇÃO
Com R7 /Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.