O professor da FGV Direito Rio Michael Mohallem diz que, em muitos casos, o eleitor não tem consciência de quem são os suplentes em uma chapa para senador – o que pode trazer uma frustração “porque eles não foram escolhidos diretamente”. “A verdade é que as pessoas são mais focadas em saber quem é o candidato que puxa a chapa, e não há essa cultura de fazer uma análise da suplência”, afirma.
Nomeações políticas de senadores
Titular Por que se afastou? Em qual governo?Aloysio Nunes Ferreira Nomeado ministro das Relações Exteriores Michel TemerArmando Monteiro Nomeado ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Dilma RousseffBlairo Maggi Nomeado ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Michel TemerEdison Lobão Nomeado ministro de Minas e Energia Dilma RousseffEduardo Braga Nomeado ministro de Minas e Energia Dilma RousseffGaribaldi Alves Filho Nomeada ministra da Previdência Social Dilma RousseffGleisi Hoffmann Nomeada ministra-chefe da Casa Civil Dilma RousseffJoão Alberto Souza Nomeado secretário estadual de Programas Especiais da Casa Civil do Maranhão Roseana SarneyJosé Serra Nomeado ministro das Relações Exteriores Michel TemerKátia Abreu Nomeada ministra da Agricultura Dilma RousseffMarcelo Crivella Nomeado ministro da Pesca e Aquicultura Dilma RousseffMaria do Carmo Alves Nomeada secretária municipal da Família e Assistência Social de Aracaju João Alves FilhoMarta Suplicy Nomeada ministra da Cultura Dilma RousseffRomero Jucá Nomeado ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Michel TemerVicentinho Alves Nomeado secretário estadual de Assuntos Legislativos do Tocantins Siqueira Campos
Doutor em ciência política, Paulo Magalhães acrescenta que cargos no Executivo permitem a implementação de políticas públicas, ou seja, de obras nos redutos eleitorais. Isso aproxima e reforça o elo entre o político e os eleitores.
“Como isso não implica a perda de mandato, é vantagem para os senadores dar voos fora da Casa para, depois, voltar e tentar a reeleição ao Senado. Ou tentar se eleger como governador, nas eleições intermediárias ao mandato de senador “, diz o coordenador do Grupo de Pesquisa Instituições Políticas e Democracia.
Outra justificativa comum para o afastamento foi a licença para tratamento de saúde e assuntos pessoais e a licença em período de campanha eleitoral.
Os senadores Itamar Franco (MG), João Ribeiro (TO) e Luiz Henrique (SC) morreram durante o mandato e, por isso, o cargo foi assumido pelo suplente. Demóstenes Torres (GO) e Delcídio do Amaral (MS) foram cassados. Já o tucano Aécio Neves (MG) foi o único caso de senador afastado do mandato por determinação do Supremo Tribunal Federal, mas o suplente da chapa não chegou a assumir porque o Senado derrubou a decisão.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1 /Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.