“Pai” da ideia da criação de um Ministério da Segurança Pública para tentar solucionar ou até mesmo minimizar o avanço da violência nas diversas regiões do país, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) quer também que essa ferramenta seja articulada para monitorar a segurança nos presídios do país.
Logo após o anúncio do presidente Michel Temer (MDB) em confirmar que criará o Ministério, Coutinho, que defende essa ideia desde 2011 apela para que o órgão seja real e em sintonia com os estados e não mera folha de papel assinado.
“O ministério é um órgão, eu sempre defendi isso, desde 2011, que vai ter poder e status de ministério para poder dialogar com estados e com outros ministérios. Para cuidar do problema da droga tem a parte da repressão, mas tem a parte do tratamento também da saúde. Como a educação não consegue pautar de uma forma aberta uma questão que tem esfacelado o tecido social brasileiro. A educação é um grande exercito de professores e funcionários, mas principalmente de estudantes. Você deve ter políticas articuladas, mas para ter as politicas articuladas você precisa ter algum com status para comandar e, no meu entender, esse status é o ministério da segurança publica que deve incluir também a questão dos presídios. Por isso eu só espero que isso não seja só mais um papel assinado”, declarou nesta manhã de sexta-feira (16), durante solenidade para receber os alunos do Gira Mundo.
CARIRI EM AÇÃO
Com Blog do Ninja/Foto: Reprodução google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.