Após anunciar aposentadoria em 2016, Formiga retorna à seleção

O técnico Vadão anunciou neste sábado as jogadoras de clubes estrangeiros convocadas para treinos no período de data Fifa, que começa no dia 26 de fevereiro e vai até o dia 7 de março. A novidade foi a volta de Formiga, 39 anos, à lista depois de sua aposentadoria da equipe verde e amarela em dezembro de 2016.

A atleta do PSG foi à Granja Comary, em janeiro, para conversar com o treinador para decidir sobre uma volta. Trabalhou com o grupo e deixou a decisão em aberto. Depois de novos contatos com o treinador, optou por novamente vestir a camisa do Brasil e disputar a Copa América.

Vadão afirmou ao blog Dona do Campinho neste sábado que a volta de Formiga é decisiva para o Brasil, pois, até o momento, não há uma atleta com característica igual no meio de campo e havia uma dificuldade de recomposição do setor. Para que a vaga no Mundial e Olimpíadas chegue sem sustos, ele pediu que ela estivesse na equipe que irá à Copa América até para que o próximo ciclo não seja prejudicado.

A presença da Formiga nos ajuda muito nessa transição da saída dela. É uma jogadora muito experiente e que nesse setor do meio de campo a gente tem tido uma dificuldade muito grande de recompor. Essa volta dela então dá uma trégua muito grande. Foi isso que eu falei para ela. Que ela nos ajudasse para que a gente tivesse mais tempo para recompor algumas atletas.

Há muitas atletas experientes como a própria Marta que o ciclo está devagarzinho chegando ao fim. Não é o caso da Marta ainda, mas o próprio caso dela (Formiga). Ela entendeu que poderia colaborar com a gente nesse sentido. A Copa América por ser muito importante para nós não perdermos o próximo ciclo, porque se a gente não classificar a gente perde o próximo ciclo. E como você vai imaginar que a Marta vai disputar o próximo Mundial se a gente não disputar esse em 2019? Então a Formiga entendeu que ela poderia dar uma colaboração para nós.

Foi fundamental ela ter compreendido. A gente tem um enorme carinho por ela. Ficamos inclusive agradecidos por isso. O futebol brasileiro agradece. Eu particularmente. Ela vai dar uma força muito grande para que a gente tenha um pouco mais de trégua para que na continuidade de trabalho a gente tenha um tempo maior de recomposição. Ela como jogadora muito experiente tem sempre a acrescentar. A volta da Formiga nesse momento para nos ajudar passa a ser muito importante – afirmou o treinador ao blog.

Em entrevista recente ao próprio site da entidade, Formiga comentava sobre o que significou representar o país por 22 anos: – É uma honra. Representar milhares de brasileiros – disse Formiga, em entrevista em janeiro.

Andressa Alves ainda se recupera de uma lesão e por isso não aparece entre os nomes. Ela afirmou ao blog Dona do Campinho que já está na fase final de recuperação, por isso, não deve ser problema para uma próxima convocação. Para o período, a CBF não programou nenhum amistoso, apenas trabalhos em Teresopolis. Por lá, já se encontram outras jogadoras que atuam no país e que também aparecem na relação abaixo. A Seleção tem um compromisso importante entre 4 e 22 de abril. O grupo disputa a Copa América, que classifica para a Copa do Mundo da França, em 2019, os Jogos Olímpicos de 2020 e também o Pan.

CARIRI EM AÇÃO

Com Ge/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.