Codata cria aplicativo para combater crimes de roubo e furto de celulares da Paraíba

Devido aos altos índices de crimes de roubo, furto e receptação de smartphones, o Governo do Estado da Paraíba, através da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), laçou um aplicativo para os sistemas operacionais Android e IOS que tem por objetivo coibir estas práticas.

Em pouco mais de um mês em funcionamento, o aplicativo, Celular Seguro, já conta com mais de 1,3 mil cadastros.

Para ter acesso ao dispositivo, o cidadão deve buscar por portal da cidadania na loja de aplicativo, e baixar o app no celular. A partir disto deve registrar o número telefônico, acessar a plataforma através de uma conta nas redes sociais ou e-mail do google e cadastrar o imei do celular.

– Deve cadastrar o imei do dispositivo móvel e informar a polícia par que, no momento em que for perdido ou roubado, possa ser resgatado de maneira mais segura. O imei é uma identificação única e mundial do aparelho e a grande vantagem é no momento que fizer o download do app e entrar com a conta vinculada, vai alimentar o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, para que no momento em que acontecer algum sinistro no aparelho, a polícia possa resgatar de forma mais rápida – disse o presidente da Codata, Krol Jânio.

Os aparelhos com Android, cadastra o imei automaticamente ao acessar a plataforma, já com sistema IOS, deve digitar *#06# para acessar o número e fazer o cadastro.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, essa tecnologia já é usada em outros estados e tem gerado bons resultados, já que o aplicativo também serve para saber se o aparelho comprado fora de loja, tem restrição de roubo ou não.

– Isso faz com que enfraqueça o mercado informal. O cliente pode ver se o aparelho tem restrição e aí já não conclui a compra, pois a prática de compra de produtos roubados se configura crime de receptação com pena de 4 anos e multa – ressaltou o capitão Luiz Carlos Pantaleão, coordenador de TI da PM.

O próximo passo da Codata é fazer um convênio com a Anatel e dessa forma a Agência Nacional vai poder bloquear os parelhos, que ficam inúteis para qualquer tipo de comunicação.

CARIRI EM AÇÃO

TV Cabo Branco com Paraíba online/Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.