A Câmara de Vereadores de São João do Cariri realizou na noite desta sexta-feira, dia 20, sessão ordinária com a presença dos noves vereadores e a participação de representantes da Cagepa.
Durante a sessão foram aprovados requerimentos e três projetos de Decreto Legislativo, sendo um projeto do presidente Hélio Morais e dois de Francisco Júnior.
O projeto de Decreto Legislativo apresentado pelo presidente Hélio Morais concede Título de Cidadão São-Joanense ao Delegado Gerônimo Pereira Barreto Filho pelos seus relevantes serviços prestados a cidade de São João do Cariri.
Na justificativa, Hélio disse que Dr. Gerônimo Barreto ingressou na carreira de Delegado da Polícia Civil do Estado da Paraíba em 2004, com atuação predominante na região do Cariri Paraibano, nas cidades de Monteiro, Taperoá, Assunção, Livramento, Sumé, Amparo, Congo. Já respondeu pelos plantões extras nos finais de semana nos municípios de Camalaú, São José dos Cordeiros, Parari, Coxixola, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Prata, Ouro Velho e já foi Delegado Regional (Seccional) e comandou a Delegacia de São João do Cariri por quase 04 (quatro) anos.
O vereador Francisco apresentou dois projetos concedendo Título de Cidadão São-Joanense ao senhor Charles Silva do Egito. Segundo o projeto, o jovem Charles Silva do Egito que é um apaixonado e praticante das artes maciais em especial do jiu-jitsu, há quase 02 anos criou um projeto social “TREM BALA”, atendendo a mais de 40 jovens da cidade com aulas práticas e teóricas de jiu-jitsu, de forma gratuita, por isso, merece receber esta comenda honrosa da Câmara Municipal.
O segundo projeto de Francisco Júnior concede Título de Cidadã São-Joanense a médica boliviana Yandira Sterphani Angulo Rodrigues, natural da cidade se Cochabamba, na Bolívia, formada em medicina pela UNIVALLE em 2014 e desde 2016 trabalha em São João Cariri, no PSF da zona Rural, onde desempenha um excelente trabalho como médica no Distrito de Malhada da Roça, poço das Pedras, Uruçu e em todo nosso município.
Ainda na sessão, foram aprovados requerimentos, iniciando pelo vereador Marcos Wender que solicitou a recuperação das estradas vicinais dos Sítios Tanques, Floresta, Siriema, Olho D’ água como também a construção de passagens molhada nos riachos de Edvan e dona Marina. Marcos justificou que as estradas do município especificamente nos sítios acima citado ficaram intransitáveis após esse período de chuvas.
Dois requerimentos foram aprovados do vereador Romero Ramos, o primeiro solicitando ao prefeito a Reforma do Posto Médico do Distrito Malhada da Roça. “Muitas pessoas vieram à minha procura, para reclamar da situação em que se encontra o referido prédio, onde as paredes estão rachadas e alguma até caindo”, justificou. No segundo requerimento, Romero Ramos solicitou ao secretário de Infraestrutura do município que retire o lixo da entrada do Distrito Malhada da Roça que tem causado transtornos aos moradores da comunidade.
O vereador Juber de Farias Ramos solicitou que o prefeito Cosme Gonçalves providencie imediatamente o deslocamento dos dois ônibus pertencentes ao município, que se encontram quebrados no Município de Boa Vista.
Já o vereador Robson Brito requereu que secretário de infraestrutura, Alberto Gaudêncio, veja a possibilidade de colocar coberturas para os bancos de reserva do Estádio Municipal, dando mais conforto para os atletas que utilizam deste espaço durante os jogos disputados neste espaço esportivo.
O vereador Robson Brito ainda solicitou que a Prefeitura Municipal encaminhasse a Câmara Municipal cópias dos laudos emitidos pelo engenheiro civil da Prefeitura que tratam sobre as divisões e construções nas imediações da policlínica Dr. Paulo Pinto. “Queremos esclarecimento sobre o trabalho do engenheiro acerca das questões como divisões de terrenos e novas construções em ruas projetadas”. Robson destacou que nunca foi e não é contra a doação, mas gostaria de saber quais os procedimentos adotados para a emissão dos laudos assinados pelo engenheiro.
Acompanhando o mesmo pensamento de Robson, o vereador George Aquino solicitou que seja encaminhada e com urgência a relação dos beneficiados com doações de terrenos pela Prefeitura Municipal nos anos de 2015/2016/2017/2018, com a suas devidas localizações, bem como, exemplificando os critérios adotados para as devidas doações, enviando também, a lei que regulamenta tais doações. “Não somos contra as doações, ao contrário, queremos que continue, mas de forma correta e transparente, atendendo quem realmente precisa e de forma planejada”, justificou.
O vereador Francisco Joaquim Junior apresentou um Título com Voto de Louvor ao militante social Edivan Farias de Araújo pelos seus relevantes serviços prestados ao município e região, como membro de entidades não-governamentais que trabalham nas implementações de ações de convivência com a seca em todo semiárido Brasileiro, a exemplo da ASA, que é responsável pelo programa de um milhão de cisternas.
Ainda na sessão, representantes da CAGEPA participaram dando esclarecimentos acerca dos últimos problemas ocorridos com a constante falta d´água. Estiveram presentes o coordenador regional da Cagepa, André Lima, e do coordenador local, Ivanildo Sousa. Na ocasião, todos os vereadores fizeram questionamentos sobre a falta d´água no município.
Veja FOTOS da sessão. Clique AQUI.
Câmara de São João do Cariri aprova títulos de cidadania
Publicado por Cariri Em Ação em Sábado, 21 de abril de 2018
VEJA VIDEO DA SESSÃO. CLIQUE AQUI.
Sessão da Câmara de Vereadores de São João do Cariri
Sessão da Câmara de Vereadores de São João do Cariri
Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 20 de abril de 2018
CARIRI EM AÇÃO
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.