Médica é afastada de cargo em hospital após morte de bebê na PB

Após a morte de um bebê, no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, uma obstetra, que teria atendido a mãe da criança no dia do parto, foi afastada pela direção do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, na tarde desta segunda-feira (23). O caso aconteceu na madrugada deste domingo (22), quando uma grávida teria sido avaliada na unidade e mandada de volta para casa, onde realizou o trabalho de parto com a ajuda de vizinhos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Cabedelo, a profissional foi afastada até que as investigações que estão sendo realizadas pela instituição sejam concluídas.

Além disso, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba também informou que, embora uma denúncia direta não tenha sido feita ao órgão, a presidência decidiu abrir uma sindicância para apurar a situação, devido à divulgação do caso.

Parto do bebê foi feito em casa, após médica mandar mãe voltar para casa, em Cabedelo.

Segundo Isabela Félix, vizinha que ajudou no trabalho de parto, a mulher – que já estava com nove meses e nove dias de gravidez – teria procurado o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, onde teria sido avaliada e informada pela médica que o colo do útero ainda estava fechado, que suas dores eram normais e que deveria tomar uma medicação para cólicas abdominais.

No entanto, ainda de acordo com Isabela, as dores não passaram. Os vizinhos chegaram a chamar uma ambulância, mas que não era adequada para transportar a grávida, que já estava em trabalho de parto. “No momento que o bebê nasceu, peguei e tirei o laço que ele nasceu no pescoço. Ele fez cocô dentro da mãe. Depois que puxou ar e não conseguiu respirar, foi ficando roxo”, explicou.

Após o parto, uma equipe do Samu chegou ao local e encaminhou a mulher para o Hospital Municipal de Cabedelo, onde ela segue em observação, com o quadro clínico considerado regular, segundo a instituição.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1/Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.