Um novo estudo mostrou que uma dose diária de bicarbonato de sódio, ou antiácido, pode ajudar a reduzir a inflamação destrutiva de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. De acordo com os cientistas, o antiácido barato estimula o baço a promover um ambiente anti-inflamatório que pode ser terapêutico em doenças inflamatórias.
Publicado no periódico Journal of Immunology nesta quarta-feira (25), o estudo mostrou que quando ratos ou pessoas saudáveis bebem uma solução de bicarbonato de sódio, ela facilita a reposta imune no baço. O órgão faz parte do sistema imunológico, age como um grande filtro sanguíneo e é onde alguns glóbulos brancos são armazenados. Além disso, o mesmo ocorreu nos rins e no sangue.
Ideia surgiu após testes em ratos
Após realizar experimentos com animais de laboratório com problemas como hipertensão e doença renal crônica, os pesquisadores descobriram que ao beber água com bicarbonado de sódio por duas semanas, a população de células imunológicas chamadas macrófagos deixa de ser aquela que promove a inflamação e passa a ser a que reduz o problema.
Uma das muitas funções dos rins é equilibrar compostos importantes como ácido, potássio e sódio. Com a doença renal, há insuficiência dos rins e um dos problemas resultantes pode ser que o sangue se torne muito ácido, o que aumenta o risco de doença cardiovascular e osteoporose. No entanto, ensaios clínicos demonstraram que uma dose diária de bicarbonato de sódio pode não só reduzir a acidez, como também retardar a progressão da doença renal, e agora é uma terapia oferecida aos pacientes.
“Começamos a pensar: como o bicarbonato de sódio pode retardar a progressão da doença renal?”, conta Paul O’Connor, autor do estudo. Foi quando o impacto anti-inflamatório começou a se desdobrar.
Experimento com humanos saudáveis aumentou expectativas
Quando eles olharam para um modelo de rato sem dano renal, viram a mesma resposta. Assim, os cientistas trabalharam para trazer estudantes de medicina saudáveis que bebiam bicarbonato de sódio em uma garrafa d’água e também tiveram uma resposta semelhante. “A mudança de perfil inflamatório para anti-inflamatório ocorreu em outros lugares do corpo”, diz O’Connor. “Nós vimos nos rins, vimos no baço, agora vemos no sangue periférico”.
Esse deslocamento anti-inflamatório foi mantido por pelo menos quatro horas em humanos e três dias em ratos.
O’Connor espera que o consumo de bicarbonato de sódio possa, um dia, produzir resultados semelhantes em pessoas com doenças autoimunes. “É potencialmente uma maneira realmente segura de tratar doenças inflamatórias.”
Apesar dos benefícios anti-inflamatórios do bicarbonato, você não deve consumir a substância sem orientação de um médico ou nutricionista.
CARIRI EM AÇÃO
Com Viva Bem/Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.