Esqueça a imagem do rompimento e as consequências dele. O governador Ricardo Coutinho (PSB) compareceu ao velório do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), neste domingo (13), em Campina Grande. Durante entrevista, sem disfarçar a voz embargada, lembrou o período de alinhamento com o parlamentar. Ele lembrou que o pessedista foi deputado federal, deputado estadual e vice-governador. Apesar do rompimento ruidoso, com troca de acusações, o gestor lembra que os dois mantinham boa relação. Ele diz que na última quarta-feira (9), ao saber do internamento, ligou para Rômulo para saber do estado de saúde dele. Foi tranquilizado pelo próprio deputado, falecido durante a madrugada.
“Rômulo Gouveia foi vice-governador, deputado federal, deputado estadual, inclusive nas legislaturas que eu participei. Eu, inclusive, votei nele para presidente da Casa. E tínhamos uma relação cordial, apesar de extremamente discreta. Tínhamos contato frequente. Quarta-feira conversamos. Ao saber que ele estava internado, liguei para ele. E recebi dele uma certa tranquilização em relação ao seu quadro de saúde, mas que infelizmente evoluiu para esta surpresa inimaginável que é alguém perder a vida aos 53 anos. E eu, hoje, logo que soube, conversei com Eva (Gouveia), abraçando-a”, disse o governador paraibano, que decretou Luto Oficial por três dias.
O distanciamento histórico, relatado no depoimento, mostra que a mágoa revelada após o rompimento foi superada. Em 2014, depois de entender que não teria espaço para trabalhar uma candidatura para o Senado, Rômulo rompeu a aliança com o PSB de Ricardo Coutinho. Na época, o governador chegou a exonerar todos os cargos de indicação do então vice-governador. A medida, no entanto, foi tornada sem efeito por decisão judicial. De Rômulo, neste domingo, Ricardo ressaltou a característica afável e o parlamentar habilidoso. O enterro do deputado federal vai acontecer nesta segunda-feira, às 16h, no Cemitério do Campo Santo da Paz. Rômulo morreu vítima de um infarto fulminante horas depois de receber alta médica. Ele estava internado havia uma semana em decorrência de uma infecção urinária.
Presidenciável
O presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República, Rodrigo Maia (DEM), esteve entre as lideranças que compareceram ao velório de Rômulo Gouveia. “Amigo de todos, querido por todos, uma grande perda para a política”, disse o parlamentar, que participou de uma roda de orações em torno do corpo do deputado paraibano. “Quando recebi a mensagem no telefone, foi muito impactante”, acrescentou, ressaltando que precisava, com isso, participar do adeus ao parlamentar. Rômulo era o quarto secretário na Câmara dos Deputados.
CARIRI EM AÇÃO
Com Blog do Suetoni/Foto: Blog do Suetoni
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.