A secretaria da Assistência Social do município de Caraúbas realizou no período de 22 a 25 de maio do corrente a II Mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes do município. No Brasil, a violência sexual é a quarta violação mais recorrente contra crianças e adolescentes segundo o Disque Direitos Humanos, (Disque 100). O objetivo do evento foi o de apresentar a sociedade caraubense a implantação do Plano Municipal de Enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, integralidade das políticas públicas e posicionamento baseado nos princípios dos Direitos Humanos, bem como, de despertar nos diversos segmentos existentes a preocupação com os direitos adquiridos.
De acordo com a secretária Flávia Emanoella Quirino, da Assistência Social, precisamos dá conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente/90, aproximar Conselhos Tutelares, de Direitos, Assistência Social, Saúde, as ONGs e Policias Militar e Civil, dos profissionais da Educação e dos familiares de alunos. Dialogar com alunos e alunas, com o proposito de levar informações importantes que possam contribuir com o combate ao Abuso e a Exploração sexual de crianças e adolescentes, afirmou ela.
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi instituído na data de 18 de Maio de 1973, quando no Estado do Espirito Santo, uma menina de 8 anos, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Mesmo com o advento da Lei Federal nº. 9.970/2000, a barbárie e situações absurdas de violência contra crianças continuam a se repetir.
Não basta repetir um dia no ano, uma palestra, um evento, um minicurso etc. A realidade não tem se modificado! De acordo com o prefeito Silvano Dudu a sociedade precisa conhecer para poder combater o abuso sexual. Segundo o gestor municipal, a violência e o abuso estão em todos os lugares e em todas as classes sociais.
Foram realizadas ações nas comunidades do Distrito de Barreiras, comunidade da Passagem e na cidade de Caraúbas envolvendo diversos setores da administração pública.
CARIRI EM AÇÃO
Com SEPLACOM/Foto:Divulgação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.