Gurjão consegue o segundo lugar do Prêmio MuniCiência – Cíclo 2017/2018

O prefeito Ronaldo Queiroz, recebeu o “Prêmio MuniCiência” na categoria município inovador, pelo programa Protagonismo Juvenil, implantado na atual gestão e que faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da União Europeia no Brasil.

Mais de 250 projetos de todo o País foram finalistas, subiram ao palco para a cerimônia, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski; o consultor da CNM Juarez Henrichs; o Ministro Conselheiro Chefe da Sessão de Cooperação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel; além de representantes dos 15 Municípios finalistas, Abaetetuba(PA), Apucarana(PR), Barcarena(PA), Bom Despacho(MG), Cascavel(PR), Consórcio Iberê(SC), Gurjão(PB), Itabira(MG), Ponta Grossa(PR), Rio Grande(RS), Santa Clara do Sul(RS), Santa Cruz da Esperança(SP), São Bento do Uma(PE), Teresina(PI) e Venâncio Aires(RS).

O programa Protagonismo Juvenil busca à formação básica dos jovens e foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, os articuladores desenvolveram atividades que estimularam os jovens a definir suas competências e identificando suas habilidades, construindo a sua própria grade curricular, melhorando sua autoestima.

Na segunda, utilizando ferramentas de administração, pedagógicas e psicológicas, desenvolveu um programa baseado em três pilares: Desenvolvimento Pessoal, Educação e Empreendedorismo, onde os jovens trabalharam disciplinas não convencionais como Comunicação e Mídias Sociais, Autoconhecimento, Propósito, Liderança, Oratória, Mentorias Dirigidas e atividades semanais utilizando redes sociais gratuitas, desenvolvidos dentro de cursos técnicos e profissionalizantes, potencializando as chances de sua inserção no mercado de trabalho.

A ideia foi concebida pelo prefeito Ronaldo Queiroz auxiliado por sua equipe, e apoiado por parcerias e investimentos próprios, a Prefeitura de Gurjão beneficiou dezenas de jovens e aumentou o engajamento dos alunos nas disciplinas ministradas em 90%.

A Premiação foi entregue em cerimônia realizada na XXI Marcha a Brasília em defesa dos municípios e passou por três etapas, sendo as duas primeiras de avaliação feita por uma Comissão Técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso: www.municiencia.cnm.org.br.

Para o prefeito Ronaldo Queiroz, que fez uso da tribuna na Marcha dos Prefeitos ao receber o prêmio, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos municípios em 2017, onde foi preciso ser criativo para beneficiar um grupo social como a juventude, que não recebe por parte do Governo Central o incentivo adequado na promoção de políticas públicas em seu favor.

“Nós implantamos um programa de formação inovadora de nossos jovens, desenvolvimento de suas potencialidades e cursos para contribuir com sua inserção no mercado de trabalho. Fizemos isso com recursos próprios e estamos revolucionando a vida de nossa juventude, numa cidade encravada em uma das regiões mais pobres do Estado da Paraíba. Para nós representou uma gratificante vitória”, pontuou o gestor.

Como premiação pela conquista, o Programa de Protagonismo Juvenil será tema de um Guia de Replicação publicado pela CNM e distribuído a gestores municipais de todo o Brasil. O projeto também será apresentado em seminários nacionais e internacionais para intercâmbio de experiências.

CARIRI EM AÇÃO

Com Políticas & Negócios/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.