Câmara de Sumé se reúne e discute LDO e apresenta emendas

Os vereadores sumeenses estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, dia 13, para debater e aprovar demandas da população.

Durante a sessão presidida pelo vereador Zé Antônio, foram apresentadas emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, voto de pesar, e várias outras demandas.

O vereador Daniel Lêla apresentou voto de Pesar pelo falecimento de Maria Ivaneide Marciel Barbosa do Nascimento, ocorrido durante esta semana. “Externo meu voto de pesar à família da estimada Maria Ivaneide Marciel Barbosa do Nascimento. Sei que esse momento está sendo muito difícil para todos, pois diante da morte, cada pessoa vive a perda de um ente querido de uma forma muito particular, e o luto se manifesta de maneiras diferentes em cada um. Que Ela descanse na Paz do Senhor”, comentou o parlamentar.

Daniel ainda apresentou requerimento solicitando a construção de barragem nos sítios Agreste e Jurema.

O vereador Branco Xiliu solicitou que o prefeito Éden Duarte acione o DNOCS para tomar providencias quanto a fiscalização da utilização da pesca predatória no Açude Público no sentido de que seja impedido o uso de malha pequena, pois não estão deixando os peixes se desenvolverem, o que torna o peixe impróprio para o consumo humano. A propositura foi assinatura por todos os vereadores.

Ainda na pauta, a Câmara aprovou algumas proposituras apresentadas em sessão anterior, iniciando pelo requerimento do vereador Daniel Lêla que requereu a ampliação e reforma na Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas, no conjunto Sebastião Vitorino. De acordo com o parlamentar, ele esteve na Escola e em conversa com professores, foi relatado da necessidade da construção de duas salas de aula, tendo em vista que abrigam mais de 200 alunos, uma para montagem de um laboratório de matemática, ciências e sala de vídeo e a outra para atender as crianças especiais.

“A escola deve ser ampliada para aumentar o espaço físico da cozinha e construção da secretaria pois a escola não dispõe do ambiente próprio para receber os pais e visitantes, como também não possui espaço para os gestores da escola.

Já o vereador Juan Pereira requereu que a Prefeitura coloque material (cascalho) na passagem molhada próximo a residência do Sr. Paizinho no Sítio Lambedor. Juan disse que o cascalho vai melhorar o transito nesta localidade, atendendo assim pedido da população.

Na sessão, foram aprovadas várias emendas apresentadas pelos vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Confira quais foram as emendas:

O vereador Zé Antônio pediu para inserir no orçamento a construção de passagens molhadas nos sítios Riacho da Roça, Volta do Rio, Porteiras e Mata burro no sítio Craibeiras, além de pedir a construção de uma barragem localizada no Sítio Porteiras para beneficiar dezenas de famílias naquela comunidade.

O vereador Antonio Carlos sugeriu, através de emenda, a construção de passagens molhadas nos sítios Riachão, Assentamento Mandacarú, Agreste, Catonho, Assentamento Zé Marcolino, Formigueiro/Serrote Agudo, Xique-xique e acesso a Cachoeirinha, Conceição e Riacho das Porteiras.

O vereador João Vanilson (Nilson das seis casas) apresentou emenda com o objetivo da construção de barragens localizadas nos sítios Laginha, Várzea da Roça e Ingá.

Antes de ser votada a LDO pelo Plenário, o ver Juan Pereira pediu vista ao projeto por entender que o projeto precisa ser melhor discutido na Comissão de Redação e Justiça. O presidente substituto da comissão, Nilson das seis casas, consultou os demais membros e marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, dia 18, às 9h, para debater o tema abordado pelo vereador Juan.

VEJA MAIS FOTOS NESTE LINK. CLIQUE AQUI.

CARIRI EM AÇÃO

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.