O desequilíbrio fiscal e o aumento da dívida pública seguem atrasando a recuperação da economia brasileira. Essa é a avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), que divulgou nesta quarta-feira (11) um artigo anual com análises sobre a economia brasileira. No texto, o fundo voltou a destacar a importância de reformas para a continuidade do crescimento após a recessão.
“A consolidação fiscal é fundamental para manter a confiança na sustentabilidade da dívida”, diz o relatório do FMI. “O déficit fiscal diminuiu, mas a dívida pública está crescendo e as reformas mais profundas estão atrasadas.”
A avaliação do conselho executivo do FMI é que, com o alto nível de dívida pública, “a consolidação fiscal contínua é de suma importância”. Os diretores também apontaram a reforma da Previdência, que atualmente está parada no Congresso, como “imperativa para garantir a sustentabilidade do sistema e melhorar a equidade”.
A tramitação da reforma da Previdência foi suspensa em fevereiro, com o decreto de intervenção federal da segurança pública do Rio de Janeiro. A legislação proíbe, durante vigência de intervenção federal, a aprovação de emendas à Constituição.
Outra reforma apontada pelos diretores como necessária e importante para o crescimento é a simplificação dos impostos.
Além do atraso das reformas econômicas consideradas fundamentais para a retomada do crescimento, o FMI apontou o risco de mudanças das condições financeiras globais para o Brasil.
Projeções
O FMI aponta que a economia do Brasil está apresentando um desempenho ruim em relação ao seu potencial, com perspectivas consideradas desanimadoras no médio prazo. A projeção do fundo para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 é de crescimento de 1,8%. Para o ano seguinte, a estimativa é de 2,5%.
A expectativa é que esse movimento seja puxado pela recuperação do consumo interno, a exemplo do que vem acontecendo desde 2017, além da retomada dos investimentos.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1 /Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.