O promotor de Justiça José Bezerra Diniz abriu um procedimento, por meio da Notícia de fato, para apurar a representação de Geovânia Farias Souza de que o prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves Farias, de 62 anos, está acometido de Mal de Alzheimer e não estaria em condições de administrar a prefeitura. Após ouvir o prefeito nesta quinta-feira (12), o representante do MP determinou que uma junta médica avalie as condições de saúde de Cosme, para atestar se ele sofre ou não da doença neuro-degenerativa.
“Eu recebi a representação e iniciei a fase de instrução da Notícia de Fato, ouvindo o prefeito e determinando que ele seja examinado por uma junta médica no prazo de vinte dias”, explicou o promotor, que preferiu não detalhar o teor do depoimento do Chefe do Executivo.
José Bezerra comentou apenas que o prefeito perdeu recentemente a mãe e estaria abalado emocionalmente. O presidente da Câmara Municipal, Hélio Coutinho de Moraes, também foi ouvido pelo promotor.
A reportagem procurou o prefeito Cosme Gonçalves, mas não o localizou. O assessor dele, Kleber Martins, disse que o gestor não vai se pronunciar sobre a representação. O prefeito prefere aguardar o resultado do exame da junta médica.
Representação
Na representação feita ao MP, Geovânia Farias Souza denuncia que, diante da doença de Cosme Gonçalves, “quem está administrando o Município seria a esposa com irmãos, filhos, sobrinhas do prefeito e etc. Ou seja, quem foi eleito foi o prefeito Cosme, mas quem administra de fato o Município é sua família”.
Ainda no documento, Geovânia diz que a população está prejudicada, pois “o povo não sabe a quem procurar e serviços essenciais têm deixado de ser prestados em todos os setores do governo”. Ele acrescenta, na representação, que procurou o prefeito Cosme, mas ele não a reconheceu, apesar de, segundo ela, eles serem vizinhos há quase 30 anos. Segundo ela, o prefeito saiu recentemente sozinho de casa para caminhar e se perdeu.
O que é Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.
CARIRI EM AÇÃO
Com Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.