Prefeitura implanta novo sistema de arrecadação e realiza treinamento para servidores

Com o objetivo de melhorar o setor de tributação e arrecadação do município de Caraúbas a Prefeitura Municipal através das secretarias do Planejamento e Finanças estão em fase de implantação de um novo software que permitirá uma organização mais efetiva do setor de arrecadação local.

De acordo com o Secretário do Planejamento, jornalista Eduardo Belo, havia a necessidade da contratação de um sistema que melhorasse este setor, haja vista, que o fornecido pelo agente arrecadador Caixa Econômica Federal não permitia o controle eficaz de quem esta com débito com a Fazenda Pública, afirmou ele.

A forma como o Poder Público local vem arrecadando seus tributos ainda merecem melhoramentos, pois, muita coisa ainda é feita de forma artesanal ou manual o que dificulta a celeridade dos processos do setor.

Já o secretário Silvio Fernandes das finanças, disse que a implantação desse novo sistema irá garantir maior celeridade e identificação dos contribuintes que quitaram seus impostos em dia e os que estão inadimplentes com o município. Além do mais, a partir da implantação do mesmo as empresas poderão ter acesso através de um link para emissão da Nota Fiscal eletrônica que também deverá ser disponibilizada a população de forma automática, disse ele.

No entanto, para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica se faz necessário que todas as empresas sejam elas de pequeno porte, micro empresas e pessoas jurídicas e físicas realizem um cadastro junto a Secretaria de Finanças para receberem suas senhas de acesso ao sistema e passarão a ter maior comodidade, pois, serão responsáveis pela emissão de suas próprias notas fiscais, concluiu o secretário Silvio Fernandes.

Com a implantação desse novo sistema de arrecadação e controle o setor tributário municipal ganhará mais equilíbrio e permitirá que a Prefeitura possa realizar um trabalho mais eficaz da arrecadação, pois, atualmente é muito deficitário e não permite identificar quais os tipos de impostos e taxas que foram e deixaram de ser tributados.

CARIRI EM AÇÃO

Com Seplacom//Foto: Maria do Socorro

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.