A tarifa de energia elétrica já aumentou 13,79% em 2018, índice quatro vezes maior do que o IPCA de janeiro a julho, que foi de 2,94%.
A disparada é resultado de uma série de fatores, entre eles falta de chuvas, a alta do dólar e o crescente peso dos subsídios, encargos e tributos, destaca o jornal O Estado de São Paulo.
A tendência é de novos aumentos, que comprometeriam ainda mais a renda da população.
Segundo o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, além das questões conjunturais, como o baixo volume de chuvas, outros fatores têm pesado no custo da energia.
Um deles é a decisão do governo de elevar o volume de encargos na conta para bancar, inclusive, programas que não têm relação com o setor.
Hoje, os penduricalhos beneficiam produtores rurais, atividades de irrigação, empresas que prestam serviços públicos de saneamento e consumidores de baixa renda, ainda conforme o jornal.
Paraíba Online/Foto: Reprodução
Cariri Em Ação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.