Ricardo Coutinho inaugura Hospital do Bem e rebates críticas à Saúde: “Eu sei a rede que peguei”

O governador Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou, nesta segunda-feira (3), o Hospital de Oncologia de Patos, o chamado Hospital do Bem. A nova unidade de saúde faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, padrão para o Alto Sertão em traumatologia e ortopedia de média complexidade; urgência clínica e cirúrgica e clínica médica. A unidade será referência plena para o tratamento das neoplasias.

Na oportunidade, o gestor rebateu as declarações do candidato ao Governo do Estado José Maranhão (MDB) que havia afirmado que é preciso mais do que construir um hospital. Segundo o emedebista, é necessário garantir os recursos para a sua manutenção.

Ricardo pontuou que mais do que ninguém sabe o que é construir e fazer a manutenção de hospitais na Paraíba. “Eu sei a rede que eu peguei. Eu sei como era o Trauma de João Pessoa. Eu sei como eu peguei o Hospital Regional. Eu sei como eu peguei a maternidade e tive que fazer a reforma. Eu sei mais do que quem falou isso, o que é construir e o que é manter cada vez melhor uma rede hospitalar principalmente de alta complexidade”, afirmou.

O socialista revelou que a partir desta quarta-feira (5) os atendimentos já começarão no Hospital do Bem e acrescentou que a cidade de Patos tem se transformado em um grande pólo regional de saúde.

“O primeiro atendimento é quarta-feira porque amanhã nós vamos fazer a desinfecção, mas quarta-feira já tem dezesseis pacientes. Nós teremos uma capacidade enorme de resolver 80% das demandas de oncologia do Sertão. Na verdade Patos está se transformando em um grande pólo de saúde, inclusive de alta complexidade. Além do Hospital do Bem, está em curso mais de RS 5 milhões de reforma no Hospital Regional”, destacou.

Hospital do Bem e a estrutura 

O Hospital do Bem vai oferecer atendimento aos pacientes oncológicos, com diagnóstico diferencial; cirurgia e quimioterapia dos cânceres mais incidentes, nas especialidades de urologia, mastologia, ginecologia e dermatologia. 

A estimativa é que sejam realizadas, anualmente, 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde; diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos.

Aproximadamente R$ 6 milhões foram investidos na estrutura física e equipamentos do Hospital do Bem e o custo de manutenção é de R$ 60 milhões, anualmente, para todo o Complexo.

O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com 10 cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa. A unidade disponibilizará exames de radiologia convencional; mamografia; ultrassonografia com doppler colorido e endoscopia; tomografia computadorizada;  ressonância magnética e exames clínicos laboratoriais.

Vitrine do Cariri 

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.