Assim como a escolha da escova de dentes gera dúvidas na hora da compra, não é diferente com os cremes dentais dada a grande variedade disponível nas prateleiras dos supermercados e farmácias. Encontramos cremes dentais para controle de tártaro, hálito fresco, clareamento, dentes sensíveis e com sabores e texturas diferentes e aí o que deveria ser uma tarefa fácil, torna-se confusa, deixando o consumidor perdido diante de tantas opções.
Como alguns cremes dentais têm indicações específicas, segue algumas dicas que o ajudarão a escolher o ideal para cada necessidade:
– Cremes dentais fluoretados: Sabe-se que há uma lista de componentes na fórmula dos cremes dentais, e um deles é muito importante e deve ser priorizado na hora da compra, trata-se do flúor. Segundo a ADA (Associação Dental Americana), o uso de cremes dentais com flúor duas vezes ao dia, reduz em 40% o aparecimento de cáries. O flúor atua na prevenção contra as cáries porque fortalece o esmalte dos dentes como também trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem a todo instante na boca. Seu uso deve ser restringido apenas para bebês até 3 anos para evitar deglutição, mas se houver supervisão de um adulto durante a escovação, pode-se usar o creme fluoretado numa quantidade equivalente a um grão de arroz cru.
– Cremes dentais para dentes sensíveis: Muitas pessoas relatam desconforto ao saborear alimentos frios ou quentes, pois estes provocam aquela desagradável sensibilidade. Os cremes dentais para dentes sensíveis possuem na sua composição substâncias específicas para esse fim que bloquearão os micro canais conectados ao nervo do dente evitando que a variação térmica dos alimentos ativem a dor. O uso desse tipo de creme dental deve estar associado a outras medidas que serão orientadas pelo dentista no combate à hipersensibilidade dentinária.
– Cremes dentais para proteção gengival: São aqueles que atuam no controle e combate à placa bacteriana (ou biofilme) que se acumula ao longo da linha da gengiva e que é povoada por inúmeras bactérias que causam a gengivite ou inflamação da gengiva. A presença de gengivite é identificada pelo sangramento durante a escovação. Se não tratada pode evoluir para uma periodontite onde a placa bacteriana calcificou e se transformou em tártaro, que só será removido pelo dentista.
– Cremes dentais branqueadores: Ter um sorriso mais branco é desejo de muitos, por isso surge a dúvida: cremes dentais clareadores surtem mesmo efeito? A verdade é que eles ajudam a remover a manchas extrínsecas melhorando a aparência dos dentes, mas não alcançam o efeito de um tratamento clareador em consultório. O ideal é que ele seja usado após o clareamento dentário como manutenção desse tratamento para um efeito mais duradouro. Eles também atuarão na prevenção de cáries e gengivites.
– É melhor creme ou gel: Além dos sabores serem variados, também podem se apresentar em forma de creme ou gel. Essa forma de apresentação não faz diferença na eficácia, sua escolha é determinada pela preferência individual e pelo desejo de experimentar um dentifrício com textura diferente do habitual. Deve-se salientar apenas o contexto da quantidade que, ao contrário do que muita gente faz, não precisa preencher toda a escova, mas apenas uma quantidade equivalente a um grão de ervilha e colocada na extremidade da escova.
Se após essas dicas ainda existirem dúvidas quanto à escolha do creme dental, o dentista deve ser consultado, pois este avaliará o caso de forma individual.
Odontóloga
Cariri Em Ação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.