A Câmara Municipal de Sumé esteve reunida na noite desta terça-feira, dia 06, sob a presidência do vereador Zé Antônio e a presença de todos os vereadores. Na reunião, foram aprovados cinco proposituras, sendo três do vereador Antônio Carlos e uma do vereador Daniel Lêla, e a última do Poder Executivo.
O vereador Antônio Carlos conseguiu aprovar o projeto que dar nome de Rua José Amaro da Silva (Zé Zebra) a antiga VL 07, localizado no loteamento Morada Nobre I, Bairro Mandacaru. “Seu Zé Zebra faleceu no dia 02 de fevereiro de 2018 com precisamente 90 anos, deixando uma história de conquistas, amor, gratidão e de dever cumprido, não esquecendo também a saudade que teima em apertar os nossos corações,” justificou.
Além do projeto de Lei, Antônio Carlos apresentou dois requerimentos, o primeiro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Carmen Leda Queiroz, e o segundo solicitando a construção de uma Academia de Saúde no bairro do Mandacarú.
Já o vereador Daniel Lêla requereu ao prefeito Éden Duarte a complementação de pavimentação nas ruas João Fogueteiro e Manoel Gomes de Assis, localizado no bairro Alto Alegre.
Ainda na reunião, o vereador Nilson Brito destacou a importância de buscar reativar o perímetro irrigado e informou que já está dialogando com a senadora eleita Daniela Ribeira, visando mobilizar apoio para o projeto.
O vereador Jeffeson Menezes demonstrou sua preocupação com o atual local da feira de gado de Sumé “Nós temos a maior feira de caprinos do Estado da Paraíba, mas não temos a infraestrutura adequada,” disse o vereador.
Segundo Jeffeson a Prefeitura de Sumé chegou a planejar a transferência do atual local que fica localizado no Bairro do Mandacaru para o Parque de Exposições João Albino Pedrosa. O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) realizou a doação do Parque de Exposições, para que a Prefeitura de Sumé o reativasse com a feira de gado.
A partir deste momento, a Universidade Federal de Campina Grande, veio a público contestar que o terreno estava dentro da sua área, alegando que o mesmo havia sido doado pelo município para a construção do Campus, através da Lei nº 911 de 2005, o debate foi parar na justiça, e ambas as partes aguardam uma decisão.
O vereador Jeffeson Menezes falou ainda sobre a necessidade do município conseguir recursos para o projeto executivo para a reativação do perímetro irrigado.
Durante a reunião foi aprovado o Projeto de Lei 483/2018, que reestrutura o órgão gestor do regime próprio de previdência social do município.
Já o PL 482/2018, que regula os benefícios eventuais da política de assistência social do município de Sumé, continuará sendo discutido nas comissões.
De acordo com o presidente Zé Antônio, as comissões irão se reunir já a partir desta quarta-feira (07/11), com a parte jurídica da Prefeitura de Sumé, para discutir o Projeto 482/2018, que trata sobre eventuais da política de assistência social do município.
Redação com Ascom