O Santos perdeu para a Chapecoense por 1 a 0 nesta segunda-feira, no Pacaembu, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e perdeu a oportunidade de entrar no G-6, grupo que dá vaga na Copa Libertadores de 2019. Com a derrota, a equipe santista caiu uma posição, para o oitavo lugar, com 46 pontos, mesmo número do Atlético-PR, o sétimo, que tem uma vitória a mais na competição. Mesmo com o tropeço, o alvinegro praiano se mantém apenas a um ponto do Atlético-MG, último entre os seis classificados para a Libertadores.
Vale ressaltar que o Santos entrou em campo com sete desfalques: os zagueiros Luiz Felipe e Lucas Veríssimo, lesionados, o lateral Victor Ferraz, o volante Diego Pituca e o atacante Gabriel Barbosa, suspensos, além de Robson Bambu, que encerrou seu contrato com o clube paulista no último sábado, e Rodrygo, que gripado, iniciou no banco de reservas e foi uma das substituições de Cuca já no intervalo.
A Chapecoense, por sua vez, deixa a 19º colocação para a 17ª, com 37 pontos, mesmo número do Sport, primeira equipe fora da zona do rebaixamento. O time pernambucano se mantém fora do Z-4 por conta de uma vitória a mais, dez contra nove da Chape. Essa foi a segunda vitória em quatro partidas desde a chegada do técnico Claudinei Oliveira.
A equipe do técnico Cuca volta a jogar já nesta quinta-feira (15), diante do Flamengo, às 17h (de Brasília), no Maracanã. A Chapecoense recebe o Botafogo no mesmo dia, também às 17h, na Arena Condá.
O melhor em campo: Leandro Pereira faz gol e dá muito trabalho
Leandro Pereira foi o atacante mais perigoso em campo. Além do gol da vitória da Chape, ele fez Vanderlei trabalhar em outros lances perigosos. Em um deles, o goleiro precisou espalmar um chute forte de fora da área.
Vanderlei fica indeciso e falha no gol da Chape
Após falhar na derrota contra o Palmeiras, o goleiro Vanderlei também errou no gol da vitória da Chapecoense. Após escanteio cobrado por Canteros, o goleiro ficou indeciso ao sair do gol e a bola ficou livre, após desvio de Gustavo Henrique, para Leandro Pereira, com os pés, abrir o marcador no primeiro tempo. Antes do gol, o ídolo santista já havia falhado em uma saída de bola após cobrança de falta, mas a Chapecoense não aproveitou.
Alison de zagueiro: “muito perigoso”
O zagueiro Alison se mostrou “perigoso” para a função de zagueiro. O volante, além de prejudicar o time na saída de jogo, fez faltas perigosas próximas da área. Uma delas, aliás, ocorreu aos cinco minutos, quando ele chegou atrasado e deu “carrinho” em Doffo. A Chapecoense pediu cartão para o camisa 5, mas o juiz não deu. Na cobrança de falta, Vanderlei falhou e os visitantes quase abriram o marcador. No segundo tempo não teve jeito: Alison recebeu o cartão amarelo e correu riscos de levar o vermelho.
Chape foi melhor no 1º tempo e venceu no contra-ataque
Aos 20 minutos, o Santos cedeu o primeiro contra-ataque perigoso da Chapecoense. Leandro Pereira, ex-Palmeiras, chutou de fora da área e Vanderlei espalmou. No rebote, o atacante Doffo chutou pra fora, mas já estava em posição de impedimento. A Chape ainda teve mais dois lances de perigo e marcou aos 28 minutos da primeira etapa.
Cuca coloca Rodrygo e joga com 3 zagueiros no 2º tempo
Cuca recuou Dodô na zaga ao lado de Alison e Gustavo Henrique, com a entrada de Rodrygo na vaga de Daniel Guedes no intervalo. Com isso, Copete atuou como ala, pelo lado esquerdo, e Derlis na direita. Sasha, Rodrygo e Arthur Gomes formaram o ataque. Depois o treinador colocou Bruno Henrique no lugar de Copete. Mesmo assim não deu para empatar.
Novembro Azul: Santos estreia camisa que adere campanha
O Santos entrou em campo aderindo a campanha do “Novembro Azul”, que reforça a prevenção contra o câncer de próstata. Para isso, a equipe santista jogará com o número das camisas e o nome dos jogadores na cor azul durante este mês. A estreia ocorreu contra a Chape nesta segunda-feira.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 1 Chapecoense
Data: 12 de novembro de 2018, sábado
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (ambos do PR)
Gol: Leandro Pereira aos 28 minutos do primeiro tempo (Chapecoense)
Cartões amarelos: Alison e Yuri (Santos)
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes (Rodrygo), Alison, Gustavo Henrique e Dodô; Yuri, Carlos Sánchez e Bryan Ruiz (Arthur Gomes); Derlis González, Copete (Bruno Henrique) e Eduardo Sasha. Técnico: Cuca.
Chapecoense: Jandrei; Eduardo, Fabricio Bruno, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araujo e Canteros (Elicarlos); Doffo (Vinicius), Wellington Paulista e Leandro Pereira. Técnico: Claudinei Oliveira.
UOL