Ao menos 30 presos foram transferidos da Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano, depois de uma tentativa de regate de detentos que ocorreu na madrugada da segunda-feira (21). As transferências foram realizadas no mesmo dia, mas as informações só foram confirmadas nesta terça-feira (22).
De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14ºBPM), em Sousa, tenente-coronel Jurandy Pereira, os 30 presos foram divididos e transferidos para penitenciárias de Patos, Cajazeiras e Campina Grande. Entre os transferidos estavam detentos considerados de alta periculosidade.
A Polícia Militar acredita que os dois homens que atiraram contra as guaritas na madrugada tentavam explodir o muro da unidade pra possibilitar a fuga em massa dos presos. No momento do ataque, dentro de unidade, dois pavilhões já estavam com os portões abertos, mas nenhum preso fugiu.
Ainda na segunda-feira, a Polícia Militar fez uma operação “Pente Fino” na unidade e encontrou cinco celulares, três canivetes e uma teresa (corda artesanal feita com pedaços de tecidos), que seria usada para facilitar a fuga.