Ao todo, 18.748 candidatos faltaram as provas do concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) neste domingo (7). O número de faltosos representa 25% do número de inscritos, um total de 74.963. As provas aconteceram nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia. O concurso oferta 131 vagas disponíveis nos quatro campi da instituição.
No turno da manhã, quando as provas foram aplicadas para os cargos de nível superior, 4.466 candidatos faltaram. Foi registrada a presença de 11.766 pessoas. No turno da tarde, com provas aplicadas para nível técnico, mais de 24% dos inscritos faltaram as provas, um total de 14.282 faltosos.
De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, Deivysson Harlem, a aplicação das provas foi tranquila. “Tivemos índices de comparecimento acima do esperado e um quantitativo de ocorrências baixíssimo”, comentou. Durante todo o dia foram registradas apenas cinco ocorrências com eliminação de candidatos por uso indevido de celular. Dois aparelhos de celulares tocaram durante as provas pela manhã e três no período da tarde.
O gabarito preliminar deve ser divulgado nesta segunda-feira (8), no site da organizadora do concurso. Da terça-feira (9) até a quarta (10) é possível impetrar recurso contra o gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva.
G1